Saúde

Prefeitura promete pás de desfibrilador dentro de 15 dias

Equipamento está em falta no Samu de Bertioga há dois anos, desde a saída do Instituto Corpore

Marina Aguiar
Publicado em 20/04/2018, às 13h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h43

FacebookTwitterWhatsApp
Base do Samu foi instalada temporariamente na sede do Campb - Arquivo pessoal
Base do Samu foi instalada temporariamente na sede do Campb - Arquivo pessoal

A prefeitura de Bertioga informou, por meio de nota, que aguarda a entrega das pás de desfibrilador adulto dentro dos próximos 15 dias. A informação é de que se trata de um fornecimento exclusivo, devido à certificação exigida. A falta do equipamento utilizado em casos de parada cardíaca pelo serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) foi denunciada por um morador da cidade.

De acordo com a denúncia, as pás de desfibrilador de uso adulto estão em falta há dois anos, desde a saída do Instituto Corpore, à época responsável pelas unidades de Saúde do município. "O Samu só tem as pás infantis, que não têm potência para atender um adulto", afirmou o denunciante que não quis se identificar.

Em casos de parada cardíaca, o socorrista realiza apenas a massagem cardíaca manual até chegada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O diretor do Hospital Municipal de Bertioga Rodrigo Betarelli informou que "toda parada cardíaca, independentemente de ter ou não o desfibrilador, tem que fazer massagem cardíaca manual. Não tem as placas do desfibrilador automático (DEA), porém tem o desfibrilador de uso por operador. E todos os funcionários estão uniformizados".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!