Transporte público

Prefeitura fiscaliza ônibus de alunos da E.E. Vicente de Carvalho

Escola foi interditada e alunos utilizam transporte municipal para terem aulas na Faculdade Bertioga e na E.E. Maria Aparecida Magno

Da Redação
Publicado em 16/08/2019, às 12h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h02

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

A prefeitura de Bertioga, em parceria com a Viação Bertioga, fiscalizou os ônibus da empresa na manhã de quinta-feira, 15. Os coletivos avaliados foram as linhas 02, 03, 18 e alguns carros extras, que fazem o transporte dos alunos da E.E Vicente de Carvalho, no bairro de mesmo nome, para o centro da cidade.

A escola estadual está interditada desde junho, depois que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vistoriaram o local. Os cerca de 800 alunos estão estudando provisoriamente na Faculdade Bertioga e na E.E. Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno.

Houve queixas de pais de alunos por conta da lotação dos coletivos nos horários de pico, visto que, antes da volta às aulas, essas linhas não tinham a mesma demanda de agora. Segundo a prefeitura, durante a fiscalização, em menos de uma hora, sete coletivos passaram, sendo quatro extras.  

O secretário municipal e Educação, Rubens Mandetta, afirmou que desde o dia 6 de agosto, a Viação Bertioga, a pedido da secretaria e da diretoria municipal de Trânsito e Transporte, disponibilizou carros extras, principalmente no horário de pico, das 6h15 às 6h45.

A capacidade dos ônibus urbanos é determinada pela somatória dos passageiros sentados e em pé. “Constatamos que as duas primeiras viagens foram muito tranquilas, a terceira e quarta as mais lotadas, finalizando com a quinta, sexta e sétima em boa condição. A capacidade total de passageiros transportados das sete viagens é de 525 passageiros (sentados e em pé), sendo cerca de 300 alunos, portanto uma média de 43 alunos por viagem”, explicou o diretor de Trânsito e Transporte, Ivan de Carvalho. Ele acrescenta que adiar em cinco minutos as duas primeiras saídas pode equilibrar o número de passageiros por carro.

Pela legislação vigente, a prefeitura tem a responsabilidade de receber o recurso do Estado (que tem atribuição constitucional de oferecer os ensinos Fundamental II e Médio) e intermediar a distribuição do “passe escolar” entre os alunos e a Viação Bertioga. “A obrigação do transporte desses alunos é do Estado, e os estudantes de todos os municípios, como determina a lei, são transportados em ônibus de linha”, explica o secretário municipal de Educação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!