Pandemia

Prefeitura de Praia Grande formata plano de abertura gradual das atividades econômicas

Medidas poderão ser colocadas em prática já a partir do próximo dia 31, caso o governador Dória confirme a flexibilização da quarentena

Da Redação
Publicado em 27/05/2020, às 07h23 - Atualizado em 23/08/2020, às 23h08

FacebookTwitterWhatsApp
Praça Duque de Caxias - Foto Fred Casagrande
Praça Duque de Caxias - Foto Fred Casagrande

A prefeitura de Praia Grande está formatando uma minuta que se transformará em decreto municipal e que dará as diretrizes do plano estratégico de abertura gradual dos setores da economia local. As medidas poderão ser colocadas em prática já a partir do próximo dia 31 de maio, caso o governo do Estado de São Paulo confirme a flexibilização da quarentena, imposta com o objetivo de tentar frear o aumento de casos da covid-19 e ainda evitar o colapso no sistema de saúde.

O planejamento, as possíveis ações e etapas deste processo foram debatidos em reunião online, na terça-feira, 26, que contou com o prefeito Alberto Mourão, a direção da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município, empresários praia-grandenses e integrantes das secretarias municipais de Saúde Pública (Sesap), Planejamento (Seplan) e Assuntos Institucionais (Seai).

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA3  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O prefeito falou sobre o decreto do Ministério da Saúde que autorizou as cidades a adotarem medidas de flexibilização a partir do ponto em que o município tenha infraestrutura para atender os casos e afirmou: "Praia Grande enquadra-se nesta situação. Importante também entender que tudo isso pode retroceder caso aumente o número de casos e isso possa pressionar o sistema de saúde municipal. Contamos com projeto para mais três hospitais de campanha no município, caso necessário. Trata-se de um momento em que todos nós precisamos ser cidadãos responsáveis e cumprir as diretrizes que serão definidas”. 

O chefe do executivo explicou ainda que a cidade finalizará a minuta que dará origem ao decreto municipal, levando em conta a reunião regional entre as cidades da Baixada Santista e ainda as determinações estaduais que serão informadas pelo governador João Doria.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial da Cidade, Antonio Pio Neto,elogiou a iniciativa da prefeitura de Praia Grande ao organizar a reunião e ouvir o empresariado. “Isso demonstra a intenção da prefeitura de tomar as decisões que possam beneficiar a todos, população e empresários. Essa interface será mantida.Vamos formular futuramente propostas e também encaminhar para a prefeitura”.

O prefeito deixou claro que, independentemente da data para uma ‘flexibilização com responsabilidade’ da quarentena, algumas medidas serão determinadas e inegociáveis pela prefeitura de Praia Grande. 

Medidas determinadas

- Distanciamento do fluxo de funcionários e clientes nos estabelecimentos comerciais;

- Uso obrigatório de máscara nas ruas e também dentro dos comércios;

- Higienização dos espaços comerciais;

- Testes de funcionários;

- Medição diária da temperatura;

- Afastamento imediato de funcionário que apresente síndrome gripal;

- Cadastro junto à Secretaria de Saúde Pública de funcionário afastado por síndrome gripal;

- Estabelecimento de infração para comércio que não cumprir as diretrizes;

- Criação de comissão técnica para debater plano de aberturas especiais;

- Material informativo sobre a doença e ações preventivas nos comércios.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!