Condutores de motos aquáticas navegavam fora da área permitida; um dos condutores chegou muito próximo de banhistas
Dois condutores de motos aquáticas foram autuados pela Guarda Costeira de Praia Grande, no domingo (16), por descumprirem regras de navegação nas praias da cidade. De acordo com o inspetor Erlei Lopes de Carvalho, as duas motos aquáticas navegavam fora da área permitida, que vai do Canto do Forte até a Aviação. Um dos condutores chegou a trafegar muito próximo a alguns banhistas, colocando a segurança deles em risco.
“Fomos avisados pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo sobre as situações e nos dirigimos ao local para fazer a fiscalização. Fizemos o auto de infração e encaminhamos para a Marinha, que dá prosseguimento aos trâmites legais", disse o inspetor.
Praia Grande mantém convênio firmado entre o grupamento de Guarda Costeira com a Marinha do Brasil, desde o ano 2000, quando o grupamento passou a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da cidade, primeira na região da Baixada Santista a assumir a responsabilidade por esse trabalho. As notificações de infração realizadas pela equipe da Costeira são encaminhadas à Marinha, para que reverta em autuação ao usuário, se for o caso.
Durante o ano de 2024, foram realizadas 1.063 ações de proteção da orla marítima, com 593 embarcações fiscalizadas e 710 orientações quanto ao uso da praia e prática de pesca. O trabalho é voltado principalmente à prevenção de acidentes, e a fiscalização constante afasta proprietários de embarcações que não se enquadram nas regras. De acordo com a prefeitura, dessa forma, as praias da cidade se tornaram muito procuradas por quem quer segurança no mar.
Em Praia Grande, o Decreto Municipal (nº 2136, de 15 de junho de 1993) regulamenta a entrada de embarcações esportivas no município. Para entrar na área marítima, as embarcações devem passar obrigatoriamente pela base da Guarda Costeira, localizada entre as avenidas Costa Machado e Brigadeiro Faria Lima, no Canto do Forte. Não há outra entrada permitida.
Proprietários de embarcações que forem flagradas em área marítima, fora da entrada legal, são multados e, aqueles que estão regulamentados, são orientados sobre as peculiaridades de navegação no município. Graças ao trabalho de fiscalização do grupamento especializado, Praia Grande mantém zerados os índices de acidentes com embarcações marítimas.