VERÃO PARA TODOS

Praia acessível: saiba quais cidades do litoral disponibilizam cadeiras anfíbias

Litoral paulista também promove o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em atividades de lazer. Confira

Lenildo Silva
Publicado em 30/12/2021, às 12h25 - Atualizado às 19h05

FacebookTwitterWhatsApp
A praia, antes um lugar inacessível para essas pessoas, se torna mais uma opção de lazer e qualidade de vida para elas cadeira anfíbia litoral de sp - Divulgação PMG
A praia, antes um lugar inacessível para essas pessoas, se torna mais uma opção de lazer e qualidade de vida para elas cadeira anfíbia litoral de sp - Divulgação PMG

O litoral é sem duvidas uma das primeiras opções para passar uma temporada de verão. Com lindas praias e cidades acolhedoras, o litoral de São Paulo é um local acolhedor e acessível a todos.

Falando em acessibilidade, as pessoas que não podem mais caminhar e já precisam passar por provações diárias, têm mais uma opção para lhes dar acessibilidade. A praia, antes um lugar inacessível para essas pessoas, se torna mais uma opção de lazer e qualidade de vida para elas.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/Costa013noticias

E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A cadeira anfíbia é um modelo de cadeira de rodas desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia. Feitas em materiais resistentes à água: como o plástico, o alumínio e o aço inox, essas cadeiras são leves e não afundam na água.

Com o objetivo de garantir o acesso à praia e promover a inclusão de pessoas com deficiência, o Portal Costa Norte preparou um compilado de cidades do Litoral Norte e Baixada Santista que disponibilizam as cadeiras anfíbias gratuitamente. Confira.

Baixada Santista

Na Baixada Santista, Guarujá confirmou a disponibilidade das cadeiras anfíbias na Praia de Pitangueiras, segundo a prefeitura, o Programa Praia Acessível foi retomado no dia 4 deste mês.

A iniciativa acontece na Praia de Pitangueiras, em frente à Praça das Bandeiras, das 10 às 14 horas. A atividade será realizada sempre de quinta-feira a domingo, no mesmo horário.

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) dispõe de seis cadeiras anfíbias, mantendo duas como reservas, além de contar com dois monitores treinados e preparados para a condução das mesmas.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, José Roberto Galvão, a retomada do ‘Praia Acessível’ será feita seguindo todos os protocolos de segurança de combate ao novo coronavírus.

“Nosso principal objetivo é preservar a saúde e o bem-estar dos usuários. Faremos a higienização constante das cadeiras anfíbias, sem descuidar das recomendações de como evitar aglomerações, incentivar a higienização das mãos através do uso do álcool em gel, além do uso de máscaras”, enfatizou.

São Vicente

São Vicente informou que ainda não possui este tipo de serviço na cidade, a Secretaria de Turismo (Setur), afirmou que iniciará o trabalho de ordenamento da orla e propor futuros editais de chamamento público ou parcerias para receber propostas de empresas especializadas para realização destes serviços.

Praia Grande

Praia Grande terá 12 cadeiras anfíbias disponíveis em quatro arenas, do Projeto Estação Verão Praia, para a utilização de munícipes e turistas com deficiência. 12 cadeiras anfíbias estarão disponíveis no Projeto Estação Verão Praia. Para participar, basta o interessado preencher uma ficha e apresentar documento

Serão três cadeiras disponíveis em quatro Arenas:

No Boqueirão, em frente à rua Paris; Guilhermina, em frente à rua Leblon; Mirim, em frente à avenida 31 de março; Solemar, em frente à rua Agostinho Marques.

Para utilização, basta comparecer com um acompanhante no local portando documento de identificação e preencher ficha cadastral. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis.

De acordo com a prefeitura, o uso das cadeiras acontecerá com sol ou chuva. Caso a chuva seja forte, a atividade será interrompida visando à própria segurança dos banhistas. Dependendo do movimento do dia, é possível que uma mesma pessoa utilize o equipamento por mais de uma vez.

Bertioga

Já em Bertioga, a prefeitura informou que o programa está inativo no momento, a Diretoria de Acessibilidade e Inclusão informou que está aguardando o envio de novas cadeiras anfíbias, por parte do Governo do Estado, para que o programa seja reativado no município no início do próximo ano.

As cidades de Santos, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe não responderam nossos questionamentos.

Litoral Norte

No Litoral Norte, a cidade de São Sebastião retomou o Programa Praia Acessível neste mês de dezembro. De acordo com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) da prefeitura, o projeto oferece apoio as pessoas com deficiências (PcDs) e idosos com dificuldade de locomoção ao garantir acesso à praia e banho de mar, monitorados por profissionais capacitados para acolhimento e transição.

Os atendimentos ocorrem fixamente de terça a domingo, das 9h às 16h, na Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), Praia da Baleia, na Costa Sul, e de forma itinerante, por agendamento, aos fins de semana.

Há duas semanas, técnicos da secretaria que atuarão no Programa Praia Acessível, participaram de treinamento de aprimoração as técnicas de transferência postural de cadeira de rodas para anfíbia (desenvolvida com a finalidade de permitir o acesso de um cadeirante à praia).

Mais informações e agendamentos podem ser feitos na sede da Sepedi, localizada na avenida Vereador Antônio Borges, 1.905, bairro Praia Grande (Balneário dos Trabalhadores), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelos telefones 3892-4890; 3892-2669. As ações seguem os protocolos de combate a pandemia do novo coronavírus e suas variantes.

Ubatuba

Ubatuba informou que os equipamentos precisam de manutenção, pois estão desgastados. Portando o projeto está inativo.

“As cadeiras anfíbias estavam em responsabilidade da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba (Comtur). Com a extinção da Companhia, o recurso foi encaminhado para a Secretaria de Esportes e Lazer de Ubatuba (SMEL). Porém, de acordo com a pasta, os equipamentos precisam de manutenção, pois estão desgastados”, informou.

Após essa reforma nas cadeiras, a SMEL afirmou que irá procurar uma forma de viabilizar esse projeto verão acessível, pois é necessária a contratação de monitores e logística para o empréstimo das cadeiras, o que não vinha acontecendo anteriormente de maneira regular.

Caraguatatuba

Já em Caraguatatuba, a prefeitura informou à reportagem que “devido à pandemia da covid e por se tratar de um público mais vulnerável, no momento o programa está suspenso” disse.

Ainda de acordo com a administração municipal, “se as condições da covid melhorarem, a previsão é que retorne a partir de 2022, inclusive com a contratação de professores”, afirmou.

Ilhabela

A cidade de Ilhabela não respondeu nossos questionamentos, porém, na última sessão de novembro, a redação final do Projeto de Lei 69/2021, que estima a receita e fixa a despesa do município de Ilhabela para o exercício de 2022 e trata da Lei Orçamentária Anual (LOA), foi aprovada, em segunda e última votação, pelos vereadores.

Entre as despesas a serem gastas em 2022, R$ 50 mil serão destinados para aquisição de cadeiras anfíbias a serem disponibilizadas nas praias de Ilhabela, possibilitando que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam desfrutar de um banho de mar com segurança.

A matéria será atualizada assim que tivermos um posicionamento das cidades citadas.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!