TECNOLOGIA

Por que você não deveria usar os servidores DNS do seu provedor de internet

Usar os servidores DNS do ISP pode deixar a navegação mais lenta e expor os usuários a riscos de segurança

Da redação
Publicado em 27/02/2023, às 15h40 - Atualizado em 28/02/2023, às 11h21

FacebookTwitterWhatsApp
O DNS do provedor pode trazer várias desvantagens à conexão e deve ser evitado TECNOLOGIA Cabeamento de rede de computadores - Piqsels
O DNS do provedor pode trazer várias desvantagens à conexão e deve ser evitado TECNOLOGIA Cabeamento de rede de computadores - Piqsels
Entre os fatores que influenciam nossa conexão com a web, a qualidade do provedor de internet (ISP) desempenha um papel central. Mas, como todos sabemos, nem sempre é possível se fiar muito nessas empresas. É por isso que, não raro, usar os servidores DNS do ISP pode tornar a navegação mais lenta e potencialmente expor os usuários a riscos de segurança.

O que é DNS?

Uma pergunta que pode ter surgido de imediato é: "O que é DNS?". De modo simples, o DNS (sigla para Domain Name System) atua como uma “lista telefônica” da internet. Isto é, ele é responsável por converter os endereços que digitamos, como www.google.com, em endereços IP, que são códigos representativos dos sites na web – os quais podem ser lidos pelo navegador.

Por que não usar o DNS do seu provedor

Como mencionado anteriormente, o DNS do provedor pode trazer várias desvantagens à conexão e deve ser evitado. Abaixo listamos os principais motivos disso e explicamos como mudar para uma alternativa melhor.

Velocidades lentas

Por causa do enorme número de usuários ativos, os servidores DNS do ISP normalmente estão congestionados, o que significa que eles acabam diminuindo a velocidade da sua conexão. Ao visitar um site, seu dispositivo envia uma solicitação ao DNS do ISP para converter o endereço digitado em um endereço IP. Quando o servidor está congestionado, a solicitação demora para ser processada e, assim, o carregamento da página se torna mais lento.

Falta de privacidade e segurança

Os provedores têm acesso a todos os sites visitados e informações enviadas e recebidas pelos seus clientes. Isso significa que suas atividades online estão potencialmente sendo monitoradas e registradas. Além disso, se os servidores DNS do ISP não estiverem devidamente protegidos, eles podem ficar vulneráveis a hackers e outras ameaças de segurança, colocando seus dados pessoais em risco.
Existem alternativas melhores
Ao usar um serviço DNS diferente, você pode desfrutar de privacidade e segurança aprimoradas, além de melhores velocidades. Serviços de DNS alternativos geralmente oferecem recursos extras de segurança, como criptografia e filtragem de domínio, que fornecem proteção adicional à sua navegação e privacidade, e ainda possuem uma relação mais vantajosa de servidores-clientes, resultando em velocidades de conexão maiores. 

Como mudar para um serviço DNS diferente

Para mudar de DNS, basta seguir estes 3 passos:
Escolha um serviço DNS para usar.
Vá até as configurações de rede do seu dispositivo e coloque o endereço do servidor DNS do serviço da sua escolha.
Salve as alterações e reinicie seu dispositivo. 
Após esse rápido processo, será possível desfrutar de uma melhor experiência na internet, com melhores velocidades e proteção à sua privacidade e segurança online.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!