Alerta

População deve ficar alerta para alta de maré

Alterações na maré pode elevar o nível do mar a mais de 1,8 m, nos próximos dias

Eleni Nogueira
Publicado em 05/05/2020, às 08h38 - Atualizado em 24/08/2020, às 07h38

FacebookTwitterWhatsApp
Raimundo Rosa
Raimundo Rosa

A população deve ficar alerta, pois avisos meteorológicos indicam uma grande elevação do nível do mar no meio desta semana, já a partir da tarde de quarta-feira, 6.  

Há previsões de ondas entre dois e cinco metros e alterações na maré, com o nível do mar podendo ficar entre 1,8 e 2,1, cerca de 60 cm a mais do que o nível médio de fevereiro de 2019, quando um fenômeno parecido, aliado à chuvas, provocou graves problemas na região. Naquele ano, o nível do mar chegou a 1.6 cm.

Como não há previsão de chuvas fortes para o período, a Defesa Civil de Bertioga tranquiliza a população ribeirinha do município, residente no bairro Chácaras.  

Já para quem tem carrinhos de praia, é bom deixá-los em segurança, pois a tábua das marés indica o nível de maré muita alta, com pico de ressaca na quinta-feira, 7, quando as ondas estarão entre 2,5 e 3 metros. A força das ondas tem previsão de chegar a 2.150 (o normal é entre 500 e 400). 

Previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) indica que o mar começará a ficar agitado já na tarde de quarta-feira, 6, com ondas podendo ultrapassar os dois metros na quinta-feira, 7. Condição que indica estado de alerta para a região de Santos, de acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Ainda segundo o NPH-Unisanta, também estão previstas alterações na maré, com o  nível do mar, na baía de Santos, podendo ultrapassar 1,8 m na madrugada de quinta-feira, 7, e chegar a 2,1 m no período da tarde, representando um aumento de 60 cm em relação à tábua de maré.

Para o interior do estuário, a previsão é ainda maior, onde o nível do mar pode ultrapassar 1,9 m na madrugada de quinta-feira, 7, e 2,3 m no período da tarde. Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos a partir da madrugada de quinta-feira, 7, devido à maré elevada.

Marinha 

O Serviço Meteorológico Marinho (SMM), da Marinha do Brasil, também  alertou sobre o mau tempo com previsão de ondas de direção sudoeste a sul, com até 5,5 metros, entre a noite desta terça-feira, 5, e a manhã de quinta-feira, dia 7. O alerta serve para toda a faixa litorânea compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!