O Governo do Estado anunciou aumento de 27,7% no salário base de policiais civis, militares e científicos, agentes de segurança penitenciária (ASP) e agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), nesta quinta-feira (14). O aumento será concedido em 2 parcelas: a primeira, de 15%, a partir de 1º de julho, e a segunda, de 11%, a partir de 1º de agosto de 2012. O anúncio, depois de 3 meses de negociações com entidades representativas das categorias, foi feito no Palácio dos Bandeirantes, na capital.
Beneficiados
O reajuste de 27,7%, em 20 parcelas, vai beneficiar mais de 150 mil servidores da ativa e quase 103 mil aposentados e pensionistas - um total de 253.386 pessoas. Entre os funcionários públicos, há 89.345 policiais militares, 34.258 civis e científicos e 26.918 agentes penitenciários - ASP e AEVP.
Só a 1ª parcela do reajuste (15%), representará um acréscimo de R$ 700 milhões na despesa de pessoal do governo estadual neste ano.
Extinção da 4ª classe
Será extinta a 4ª classe das 14 carreiras de policiais civis (escrivães, investigadores e agentes) e científicos (fotógrafos, desenhistas e atendentes de necrotério). Os atuais integrantes da 4ª classe serão promovidos para a 3ª, o que representará outra elevação salarial. Os delegados de polícia promovidos para a 3ª classe, por exemplo, terão aumento de 18,8% a partir de julho.
A medida beneficiará mais de 170 delegados e mais de mil civis e técnico-científicos.
Para promoções
Ainda serão suprimidos os limites para promoção de civis e científicos à 2ª e à 1ª classe. Todos os policiais poderão ser promovidos automaticamente por tempo de serviço, independente do número de vagas em cada classe das carreiras policiais. Eles serão promovidos à 2ª classe ao completarem 15 anos de serviço, e à 1ª classe quando tiverem 25 anos de trabalho. Também poderão ser promovidos antes, por mérito. E serão criados 20 novos cargos de delegados de polícia de classe especial, o topo da carreira.
“Queremos valorizar a carreira policial. Então, há aumento e reestruturação” gov. Alckmin
Comentários