Provas objetiva e dissertativa serão aplicadas em 30 de novembro, em 51 cidades; requisitos incluem ensino médio, idade e CNH

O governo de São Paulo lançou concurso público para a Polícia Militar, com 2,2 mil vagas destinadas a soldado de 2ª classe. As inscrições encerram em 23 de outubro de 2025, às 23h59.
O processo é feito exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, com taxa de R$ 85. As provas objetiva e dissertativa estão marcadas para 30 de novembro, no período da tarde. Elas serão aplicadas em 51 cidades, das quais 37 em São Paulo e 14 fora do estado.
Podem concorrer candidatos com ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres, e 1,60m para homens. É exigida CNH da categoria de B a E.
A remuneração inicial para soldado PM de 2ª classe é de R$ 5.055,53. O edital pode ser acessado no site da Vunesp.
O concurso é composto por várias etapas eliminatórias e classificatórias. Os exames de conhecimentos incluem prova objetiva e prova dissertativa (redação). A prova objetiva tem 60 questões de múltipla escolha. Ela aborda língua portuguesa; matemática; conhecimentos gerais; noções básicas de informática e noções de administração pública.
A prova dissertativa é uma redação em prosa, que exige coesão e coerência. A duração total para as duas provas é de 5 horas.
Após os exames de conhecimentos, há exame psicológico; exame de aptidão física (EAF) e exames de saúde. Completam as etapas a avaliação de conduta social; reputação e idoneidade, e a análise de documentos.
Os testes físicos incluem flexão e extensão de cotovelos (barra fixa), resistência abdominal (remador), corrida de 50 metros e corrida de 2.400 metros. A aferição de altura também ocorre nesta fase.
Os 16 mil candidatos com melhor desempenho nos exames de conhecimentos avançam para as próximas fases. A redação só é corrigida para quem obtiver no mínimo 30 pontos na prova objetiva. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas podem solicitar pontuação diferenciada.
É fundamental acompanhar as convocações e resultados, cujas informações são publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Vunesp.