MONGAGUÁ

Plataforma vira point de pesca da Baixada Santista

Desde que foi reinaugurada, a Plataforma Marítima de Pesca de Mongaguá não para de receber visitantes

Da redação
Publicado em 20/01/2012, às 08h45 - Atualizado em 06/02/2023, às 12h04

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Desde que foi reinaugurada, há oito meses, a Plataforma Marítima de Pesca de Mongaguá não para de receber visitantes. Segundo dados da Diretoria de Turismo do município, 800 pessoas passam por ali diariamente. O elevado número de frequentadores comprova que o local se transformou no point de pescadores amadores na Baixada Santista nesta temporada de Verão.

O ponto turístico atrai pessoas de todas as idades, de crianças a adultos, de jovens a idosos.

O clima entre os frequentadores é de descontração e amizade. Alguns chegam a passar horas a fio ou dias seguidos no local, por isso levam lanches, frutas, sucos e água, além dos apetrechos de pesca. Mas eles também têm à disposição os 17 quiosques de comida instalados do lado de fora da estrutura, caso queiram sair por alguns momentos para se alimentar.

Visitantes

“Adoro isso aqui”, diz a aposentada Fátima Clareti, apontando para a plataforma. Ela mora em São Vicente e costuma pescar em Mongaguá, em companhia do marido pelo menos três vezes por semana. “Às vezes passo a noite toda pescando” conta, enquanto iça a vara ao mar.

Já Alenildo Honório, residente no bairro de  Perus, em São Paulo, ficou encantado  ao conhecer a passarela no final da semana passada. “Lugar com essa infraestrutura nunca vi. E olha que já viajei muito pelo Brasil”, declara.  Aposentado, diz que a partir de agora passará a pescar somente ali.

A maior

A julgar pelo gigantismo da obra, não é difícil concluir porque tantas pessoas elegeram a estrutura como a preferida para pescar. A Plataforma Marítima de Mongaguá é considerada a maior em concreto armado da América Latina. Construída em formato T, possui 400m mar adentro com dois braços de 86m de extensão.

De acordo com a Diretoria de Turismo, a maioria  dos  frequentadores da Plataforma  advém da região da  Costa da Mata Atlântica.  E desde que a estrutura foi reaberta ao público, em maio do ano passado, depois de cinco anos interditada para reforma, já passaram pelo local 130 mil pessoas.

Serviço

A Plataforma fica na avenida Mario Covas Júnior e funciona 24h. A entrada custa R$ 5 por um período de 12h. É permitido o uso de dois equipamentos por pessoa.

O complexo possui banheiros, inclusive adaptado para deficientes físicos, além de bancadas para limpeza de equipamentos e pescados.

Leia também: Saiba quais são as melhores praias de Mongaguá

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!