RENOVAÇÃO

Plataforma mais robusta: Sistema Costa Norte revigora seu portal

“Leitores gastarão menos dados de internet e terão acesso a páginas ainda mais bonitas e com carregamento mais veloz”, diz diretor geral, Roberto Zaidan

Thiago S. Paulo
Publicado em 26/08/2020, às 13h51 - Atualizado às 14h45

FacebookTwitterWhatsApp
Visual renovado. Novo site do Sistema Costa Norte. Foto novo site - JCN
Visual renovado. Novo site do Sistema Costa Norte. Foto novo site - JCN

Nas primeiras horas de hoje, 26, entrou  no ar o novo portal do Sistema Costa Norte de Comunicação, resultado de uma plataforma de publicação totalmente nova adquirida pela Costa Norte. Uma plataforma é diferente de um portal, a plataforma é o todo, o site é a parte. A plataforma abarca toda a dinâmica de publicação do veículo, o portal é a parte visível disso - que chega ao leitor.

Participe dos nossos grupos ℹ📲 https://bit.ly/CNAGORA9 🕵‍♂ Informe-se, denuncie!

Além disso, muito embora o resultado possa ser visualizado agora, houve um longo planejamento prévio que envolveu grandes esforços administrativos e técnicos de vários setores do grupo para essa grande melhoria. De acordo com Roberto Zaidan, diretor geral do Sistema Costa Norte e executivo que conduziu a transição, a nova plataforma de notícias é totalmente centralizada na experiência do leitor. “Fizemos essa mudança para melhorar ainda mais a experiência do nosso público. O novo portal é leve, alinhado com as melhores tecnologias jornalísticas do mundo, e mais eficiente. Isso significa que os leitores terão acesso à informação mais bonita, mais rapidamente e  consumindo menos dados de internet”.  

Bruno Mosconi, analista de sistemas, um dos responsáveis técnicos pela renovação da plataforma, relata que houve um salto de qualidade. “Esse é um sistema muito mais robusto que o anterior. Ele se relaciona melhor com o Google, é mais simples e funcional”.

Já para Jefferson Takakura, técnico em informática, que também participou da transição, a nova plataforma representa um esforço de planejamento: “estudamos as vulnerabilidades da plataforma anterior, e, com a ajuda de parceiros capacitados, buscamos resolvê-las nessa nova”. O técnico exemplifica uma dessas melhorias no tempo de carregamento das páginas, que deve cair pela metade no aparelho dos leitores.

Outra funcionalidade do novo portal é sua maior interatividade. Todo o sistema de comentários foi reformulado com ferramentas mais eficientes de comentários, moderação e notificação dos leitores. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!