PGJ ressalta compromisso com transparência, eficiência e economicidade

MPSP
Publicado em 16/12/2020, às 16h46 - Atualizado às 16h46

FacebookTwitterWhatsApp
5d93b6b7843e1_3 - Reprodução
5d93b6b7843e1_3 - Reprodução

"Transparência, eficiência e mais economicidade. Essas foram as diretrizes que demos para o nosso gabinete". Foi desta forma que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, transmitiu a mais de 80 promotores da região do Vale do Paraíba, em reunião de trabalho virtual, as características da gestão iniciada no dia 17 de abril. De acordo com o o PGJ, é importante ouvir os colegas "para que a gestão da Procuradoria-Geral de Justiça possa ser compartilhada".

Na manhã desta quarta-feira (16/12), o diálogo passou por temas como redesenho do gabinete, modernização da atividade-meio, políticas institucionais, litigância estratégica, comunicação, inteligência, designações, processo digital e gabinete de crise da pandemia. "Nós fizemos a diferença", declarou Sarrubbo, referindo-se à atuação dos membros da instituição no combate à disseminação do coronavírus. "O Ministério Público está tendo um papel relevantíssimo na pandemia", assegurou o PGJ, atribuindo boa parte das vitórias do MPSP, que evitou flexibilizações indevidas da quarentena, "à maior aproximação e ao maior consenso" entre os promotores alcançados por meio dos enunciados elaborados pelo gabinete de crise "para lidar com o desconhecido".

O promotor João Marcos Costa de Paiva endossou a manifestação do PGJ. "Gostaria de parabenizar a Procuradoria-Geral de Justiça pelo nomeação do doutor Arthur Pinto Filho para o grupo de trabalho", disse Paiva, que integra o comitê relacionado aos adolescentes em conflito com a lePGJi do gabinete de crise. "Associo-me às suas palavras em relação ao Arthur", respondeu Sarrubbo, para quem a capilaridade dos debates, com a presença de membros de todo o Estado, deu mais unidade à atuação institucional, mas "sempre respeitada a independência funcional de cada um".

Paiva também indagou o procurador-geral acerca de planos para dar mais peso a São José dos Campos na estrutura administrativa do MPSP. O PGJ prometeu olhar a questão com carinho, mas reiterou que a gestão tem uma grande preocupação com eficiência e economia. Nesta semana, por exemplo, houve a fusão de três diretorias regionais que havia anteriormente na Grande São Paulo em uma única estrutura. "É através dos números que nós conseguimos diagnósticos para decisões mais racionais", enfatizou Sarrubbo, mencionando o fato de poder acessar os dados sobre a instituição a partir do seu aparelho celular. Algo também disponível para a classe, que pode, por meio do aplicativo " Conheça sua Unidade", saber quanto custa cada rubrica de sua Promotoria.

Já os promotores Fernando Brito e Daniela Amadei solicitaram ao PGJ informações acerca do provimento de cargos de entrância intermediária e sobre a organização da carreira a fim de se conseguir uma maior movimentação. "De fato, há um grande gargalo", reconheceu Sarrubbo. Ele expressou a sua simpatia pelos cargos de auxiliar. "No fundo, no fundo, vamos desnomenclaturar onde é possível e nomenclaturar onde é necessário", pontuou.

Eduardo Dias Brandão, em sua intervenção, cumprimentou "toda equipe pelo excelente trabalho nesse ano tão difícil". Ele pediu detalhes ao PGJ sobre a intenção da administração superior de criar Promotorias regionais. "A minha prioridade, neste momento, é o meio ambiente", informou o procurador-geral.

Para o promotor Jaime Meira do Nascimento Junior, seria importante considerar a manutenção de técnicos do Centro de Apoio à Execução (CAEx) que são suporte aos membros do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema). Sarrubbo explicou que os primeiros a saber da reestruturação foram justamente os promotores do Gaema. Em sua manifestação, Jaime também destacou o trabalho da Secretaria Especial de Assuntos Eleitorais. "A Ana Laura é uma guerreira", declarou, numa alusão à assessora Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli, que, sob a coordenação do secretário especial de Assuntos Eleitorais, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior, atua juntamente com a colega Vera Taberti nesta frente.

Gianfranco Caruso interveio para "trazer uma palavra de agradecimento" pela inauguração da sede da Promotoria de Cruzeiro. "Hoje nós temos uma estrutura imensamente melhor", definiu. "Quero agradecer todo o esforço da Procuradoria-Geral de Justiça". Sarrubbo disse ao colega que a função da administração é proporcionar melhores condições de trabalho para os membros da instituição. "Nós é que agradecemos", retribuiu o PGJ, para logo em seguida responder a uma indagação do promotor Leonardo Rezek Pereira sobre a entrega do prédio de Taubaté. "No primeiro trimestre de 2021", revelou Sarrubbo, que agradeceu o empenho de toda a classe no sentido de "construir um Ministério Público mais forte e mais atuante em todas as vertentes".

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!