Anúncio

Petrobras confirma implantação de centro de pesquisa em Santos

Presidente da empresa, Pedro Parente, anunciou também a instalação de 13 novas plataformas na Bacia de Santos

Da Redação
Publicado em 14/03/2018, às 12h12 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h16

FacebookTwitterWhatsApp
O Centro Tecnológico da Baixada Santista ficará ao lado da obra do Parque Tecnológico em uma área de 8,3 mil m² - Isabela Carrari/PMS
O Centro Tecnológico da Baixada Santista ficará ao lado da obra do Parque Tecnológico em uma área de 8,3 mil m² - Isabela Carrari/PMS

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, garantiu, na segunda-feira, 12, que a empresa vai investir na implantação do Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). A confirmação foi dada durante um seminário no evento Implantação de Base Offshore, realizado pela Associação Comercial de Santos, no Parque Balneário Hotel. 

Segundo Parente, muitas etapas foram vencidas e será necessário superar as últimas amarras para garantir a construção da nova unidade. “Já estamos com os projetos de engenharia básico e executivo prontos. Agora, está em fase final de aprovação dentro da diretoria da Petrobras e posso confirmar que não há qualquer dúvida da nossa participação no CTBS. Agora, o projeto depende do aval formal da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para se tornar realidade”, explicou.

Durante o evento, o presidente da estatal também anunciou a instalação de 13 novas plataformas de petróleo na Bacia de Santos. O CTBS vai permitir o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de ponta na região para atender às necessidades do setor de petróleo e gás e ficará em área de 8,3 mil metros quadrados cedida pela prefeitura, ao lado da obra do Parque Tecnológico. 

O CTBS deverá receber investimentos de cerca de R$ 80 milhões para sua construção e já possui estrutura definida tendo a governança com a participação do Parque Tecnológico e das universidades USP, Unicamp e Unesp. As áreas de pesquisa que deverão ser desenvolvidas são a exploração, logística, poços, operações submarinas e offshore e produção.

A construção do centro é uma antiga reivindicação de toda a comunidade de pesquisadores e acadêmicos, pois vai permitir o desenvolvimento da região com empregos qualificados, estimulando também os jovens universitários. O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, destacou o desenvolvimento dos estudos: “O Centro de Pesquisa vai estar ao lado do Parque Tecnológico, permitindo criar um grande espaço para o estudo de novas ferramentas e que vai garantir a inovação. Para Santos, teremos mais empregos qualificados e com pesquisa de excelência”, disse.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!