Uma pesquisa apresentada pela Câmara Temática de Assistência e Desenvolvimento Social sobre a população em situação de rua foi a principal tema do último dia 26, em Peruíbe, durante reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista).
A coordenadora da Câmara, Rosana Russo Soares, apresentou aos membros do Conselho e aos prefeitos da região presentes o trabalho que foi realizado em um período de sete dias, nas nove cidades da Baixada (fora da época de Temporada) e apresentou resultados bastante positivos para conhecer melhor as pessoas que vivem nessas condições.
Dados
Entre os números apresentados na pesquisa, chamou a atenção o fato de 83% dessa população pertence ao sexo masculino. A faixa etária de 18 a 30 anos é a maioria com 43%, seguida da faixa dos 31 aos 49 anos com 38% e depois vem as pessoas com 50 anos ou mais, com 17%.
Vícios
O vício em álcool e outras drogas é a grande causa dessas pessoas passarem a viver na rua com 84%, enquanto a maioria, ou seja, 54% dessa população é oriunda da própria Região Metropolitana.
Propostas
As propostas da Câmara para o Condesb foram as seguintes:
- Instituir comitê intersetorial municipal da política de atendimento à população em situação de rua;
- Campanha educativa de âmbito regional, em diversos meios de Comunicação;
- Capacitação intersetorial visando uniformização de conceitos, estabelecimento de competes, fluxos e rotina municipais e regionais.
Recursos
O próximo passo da Câmara será o de avaliar a quantidade de recursos necessários para que as propostas possam ser aprovadas.
Presenças
Estiveram presentes na reunião a diretora-técnica da Agem (Agência Metropolitana), Débora Blanco, as prefeitas de Peruíbe e Guarujá, Milena Bargieri (PSB) e Maria Antonieta de Brito (PMDB), o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia (PSB) e representantes do Fundo Metropolitano e do Conselho.
Próxima reunião do órgão será dia 24 de julho, em Bertioga
Comentários