Pescadores da região promovem Festa de São Pedro


Costa Norte
Publicado em 26/06/2015, às 09h33 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h47

FacebookTwitterWhatsApp

Ao cumprir a ordem do Mestre em ir mais fundo no mar, o pescador Pedro foi abençoado com centenas de peixes no Mar da Galileia. Hoje, Pedro é considerado o guardião dos pescadores e, aqui na região, seus seguidores fazem reverência ao santo, neste domingo, 28.

O Dia de São Pedro Pescador (celebrado oficialmente no dia 29) será comemorado com festas e procissões marítimas nas cidades de Bertioga, Guarujá e Cubatão, na qual  também ocorrerá o 11º Encontro dos Pescadores de Cubatão. O evento deste ano debaterá a necessidade de união de todos os segmentos da sociedade na luta pela preservação do meio ambiente.

Em Bertioga, a Paróquia São João Batista e a Colônia dos Pescadores Z-23, com o apoio da prefeitura do município, realizarão a bênção dos anzóis e procissão marítima. As festividades terão início às 15 horas, no píer Licurgo Mazzoni, situado no canal de Bertioga (Centro).

A celebração será conduzida pelos padres da paróquia São João Batista, com a presença de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. A procissão, prevista para às 15h30, contará com a participação das embarcações de pescadores artesanais, pertencentes à Colônia de Pescadores Z-23, e dos praticantes de turismo náutico, que frequentam as marinas do município.

Ao término da celebração, acontecerá uma procissão com os fiéis, rumo à paróquia São João Batista, situada na rua Júlio Prestes, 69 (Centro), na qual, às 18 horas, acontecerá a missa em homenagem a São Pedro, encerrando oficialmente as comemorações ao santo protetor dos pescadores.

Ano passado, a procissão contou com a participação de 13 barcos e mais de 200 pessoas, que lotaram o píer de onde saíram as embarcações. O prefeito Mauro Orlandini comentou: “É uma data muito importante para todos nós, afinal, a cidade tem uma vocação para a pesca, e boa parte das famílias da cidade tem o seu sustento obtido desse ofício. Uma homenagem justa e merecida ao Santo”.

Encontro de pescadores

Em Cubatão, a categoria renderá homenagens também a São Paulo. A tradicional festa de São Pedro e São Paulo, com procissões marítimas e terrestres e missa campal. Ao mesmo tempo, haverá o 11º Encontro dos Pescadores de Cubatão que, neste ano, debaterá a necessidade de união de todos os segmentos da sociedade na luta pela preservação do meio ambiente. Segundo os organizadores, o incêndio ocorrido em abril, em tanques de combustíveis no bairro da Alemoa, em Santos, foi o que inspirou a escolha da preservação ambiental como tema do evento. O acidente, considerado o maior do país em tanques de armazenamento de combustíveis, causou a mortandade de toneladas de peixes e demais espécimes marinhos no estuário e rio Casqueiro. Cerca de 200 trabalhadores da Vila dos Pescadores, que tiram seu sustento da pesca, estão até hoje sem poder pescar. Marly Vicente da Silva, presidente da Associação Cultural de Desenvolvimento Social e Ambiental de Pescadores José Tobias Barros, explica:  "Há muito tempo que estamos alertando para os riscos que correm os mangues da região, por causa de sua desordenada ocupação, principalmente por unidades industriais. O incêndio nos tanques da Alemoa veio provar que nossa preocupação era plenamente justificada". A entidade  promove as festividades e o encontro de debates, em parceria com a prefeitura e a Colônia de Pescadores Z-1, da Vila dos Pescadores.

Os tradicionais enfeites de barcos, durante a procissão marítima, que ocorrerá a partir das 13 horas - em seguida à terrestre, marcada para o meio dia – terão faixas e cartazes com mensagens de conscientização ambiental. As festividades serão centralizadas no portinho da Vila dos Pescadores; a missa campal e bênção de anzóis estão marcadas para as 15 horas. Festa na praia do Perequê

Os seguidores de Guarujá fazem reverência ao santo, na praia do Perequê. A partir das 9 hora,s a Comunidade São Pedro segue da capela (rua Novo Horizonte, s/nº - Perequê Velho) até a praia. Após a procissão, às 10 horas, os fiéis se reúnem para a missa campal, regida pelo padre Luiz Aparecido Tegami, no calçadão da praia, ao lado da sede da Sociedade dos Amigos do Perequê (Sape).

Em seguida, às 11 horas, os barcos decorados percorrem a orla da praia na Procissão Marítima. Cerca de 30 barcos irão carregar ente 12 e 20 pessoas, que desejam acompanhar o cortejo. Além dos fiéis, as imagens de São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, estarão cada uma, numa embarcação.  O percurso de 1h30, passa pela costa litorânea, em frente à Ponta da Santa, os condomínios São Pedro, Tijucupava.

Depois do cortejo no mar, a Sape faz uma programação especial para as crianças, com muitas brincadeiras. E em reconhecimento aos barcos mais caprichados da procissão, a prefeitura de Guarujá, por volta das 16 horas realiza a cerimônia de premiação, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!