Diagnóstico

Perfil de Bertioga é apresentado em audiência do Plano Diretor

Ibespe, responsável pelo diagnóstico, traçou as características demográficas, populacionais e econômicas do município

Marina Aguiar
Publicado em 31/08/2018, às 12h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h21

FacebookTwitterWhatsApp
Audiência Pública apresentou características de Bertioga a serem utilizadas no Plano Diretor - JCN
Audiência Pública apresentou características de Bertioga a serem utilizadas no Plano Diretor - JCN

Em 2010, a maior parte da população de Bertioga enquadrava-se na faixa etária de 0 a 14 anos, mas, esse número tem mudado, desde então, devido ao aumento da população a partir de 45 anos. A remuneração média do bertioguense, em 2016, era de R$ 2.664,88, aproximadamente, três salários mínimos. O setor da construção civil na cidade era o que mais empregava, em 2012, mas vem sofrendo queda. Essas e outras características da cidade de Bertioga foram apresentadas à população, na noite de quinta-feira, 30, no Espaço Cidadão -Centro.

A pesquisa contempla mais uma fase do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Bertioga (Pdpbert). A Secretaria de Planejamento Urbano apresentou o Diagnóstico e Prognóstico Socieconômico do município, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Política e Estatística (Ibespe) e apresentado pelo cientista político Marcelo Di Giuseppe. 

Imagem acervo site

O secretário de Planejamento Luiz Alcino de Carvalho destacou a importância do diagnóstico para a elaboração da proposta efetiva. "É importante a gente entender a realidade do município, como o município se desenvolveu nos últimos anos, o perfil da população, a distribuição da população e o processo de participação popular. Por que elas participam ou deixam de participar; se elas entendem o plano diretor ou não".

Imagem acervo site

Os dados coletados na pesquisa mostram uma tendência de envelhecimento dos moradores de Bertioga. O Censo 2010, utilizado como base na coleta de informação, revela que 27,19% da população de Bertioga tinham idades entre 0 e 14 anos, muito mais que qualquer outra faixa etária. Já em 2017, essa faixa etária sofre queda para 24,30% e a faixa de 45 a 59 anos aumenta de 14,35% para 15,88%, assim como acima de 60 anos sobe de 7,63% para 9,23%.

A pesquisa de campo foi realizada com 612 moradores de Bertioga, cerca de 1% da população, e deve ser o ponto de partida para as ações e políticas públicas que vão nortear e estruturar o processo de revisão do Plano Diretor, que está defasado desde 1998, data em que foi elaborado o último documento, considerado o instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Todas os documentos e materiais da revisão atual estão no site:  http://planodiretor.bertioga.sp.gov.br:8082/DIR/open.do?action=open&sys=DIR , em 'materiais para consulta'.

Próximas etapas

Para o próximo mês, a Secretaria de Planejamento Urbano afirmou que contratará uma empresa para iniciar a formatação do plano como uma minuta de lei. Em novembro, serão realizadas audiências devolutivas e oficinas de capacitação para a população. Em dezembro, a pasta termina a consulta das devolutivas e, no início de 2019, finaliza a formatação do projeto de lei  e o coloca à disposição dos interessandos. Por fim, no início de maio, o documento será encaminhado à Câmara Municipal para votação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!