Aleitamento

Pela primeira vez, Guarujá terá a Hora do Mamaço

O evento será neste domingo, 5, na Praça dos Expedicionários, na praia de Pitangueiras

Da Redação
Publicado em 02/08/2018, às 10h22 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h11

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

No mês dedicado ao incentivo à amamentação, intitulado Agosto Dourado, Guarujá receberá pela primeira vez: “A Hora do Mamaço”. O evento será domingo, 5, das 10h às 12 horas, na Praça dos Expedicionários, praia de Pitangueiras. Na ocasião, haverá oficinas, contação de histórias, roda de conversa, entre outras atrações. O público alvo são as mamães ou futuras e crianças.

A coordenadora de Saúde da Mulher de Guarujá, Adriana Araújo, comenta que o leite materno é o alimento mais importante na vida de um bebê, que deve ser amamentado pelo menos até os seis meses de idade. Disse ela: “Rico em nutrientes, previne contra doenças respiratórias, alergias e até anemias, além de representar um forte vínculo entre mãe e filho”.

Esta será a 8ª edição do evento mundial, que traz como tema: “Educando as Futuras Gerações para o Aleitamento Materno”. A Hora do Mamaço tem a realização da Aliança Mundial para as Ações de Aleitamento Materno (WABA), e em Guarujá conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.

Laço Dourado

Um dos símbolos do “Agosto Dourado” é o laço, que indica uma maneira de promover o valor de amamentação entre as mamães. A cor dourada indica que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ou seja, de suma importância na vida da criança, e que qualquer alternativa deve ser muito bem avaliada.

Outro aspecto destacado são os lados do laço da campanha. Um lado representa a figura da mãe e a outra ponta, a criança. A sua forma simétrica também tem um significado: indicam a mãe e a criança, de modo que ambos são vitais para o sucesso da amamentação.

Já o nó do laço pode ser representado pelo pai, a família e a sociedade, sob o ponto de vista de que nenhum deles existiria sem o outro. Além disso, os pontos que unem o laço demonstra o futuro. A justificativa é que o aleitamento materno é exclusivo até os seis meses, e a amamentação, continuada por dois anos ou mais – claro que com uma adequada introdução de alimentos e espaçamento das gestações, preferencialmente de três anos ou mais.

WABA 

A Aliança Mundial para as Ações de Aleitamento Materno é um grupo que comporta todos os que lutam pela promoção, apoio e defesa do aleitamento materno, nos níveis internacional, regional, nacional e comunitário. Podem fazer parte da WABA, todos os que são comprometidos com a cultura da amamentação assim como organizações não-governamentais, ativistas, grupos comunitários, profissionais de saúde, professores, associações profissionais, jornalistas. A Waba Brasil foi a primeira rede a organizar-se no mundo para o grupo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!