No próximo sábado, 20, o Parque Estadual de Ilhabela, que engloba 85% do município e tem oito atrações grátis, completará 41 anos. A programação comemorativa começou nesta quinta-feira, 18, com duas mostras, sessões de cinema com filmes ambientais e contação de histórias no centro de visitantes localizado na sede administrativa, na praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila.
Uma das exposições reúne apetrechos de caça apreendidos pela equipe de vigilância do parque e pela Polícia Ambiental, e foi idealizada com o objetivo de conscientizar a população sobre o crime ambiental de caça. A outra apresenta artesanato caiçara das comunidades da Baía dos Castelhanos. Às 17h começa a sessão de contração de histórias caiçaras.
A sexta-feira, 19, começa com observação de aves na trilha da Água Branca, acessível pela guarita do Parque Estadual na Estrada Parque de Castelhanos. Os interessados em participar devem se dirigir ao centro de visitantes, na Vila, para saída marcada para as 8 horas. Lá, às 15 horas terá outra sessão de cinema ambiental.
Os mais aventureiros gostarão do programa do fim da tarde, que começará às 17h, com saída da base operacional do parque no bairro Itaguaçú para trilha em direção do Mirante do Baepi, onde serão plantadas 40 espécies nativas da Mata Atlântica.
No sábado, 20, na Vila, o público poderá participar de um bate-papo com a professora doutora Sueli Ângelo Furlan, autora da pesquisa Patrimônio Natural, Unidades de Conservação e Serviços Ecossistêmicos, da Universidade de São Paulo, sobre a quem pertence o parque. Para encerrar a comemoração, às 17h tem festa, com pratos típicos da culinária caiçara, como bolo de peixe seco, beiju de tapioca e farofa de banana, além de um bolo de aniversário.
Maria Inez Fazzini, gestora da unidade de conservação ambiental, aproveita a oportunidade para abrir a celebração à comunidade: “Temos o privilégio de proteger a maior mancha de floresta em ilha do país, proporcionando água, belezas e qualidade de vida aos moradores e visitantes do município. Convidamos a todos para conhecer, usufruir e comemorar conosco a existência do Parque Estadual Ilhabela.”
Estela Craveiro
foto: Divulgação/Parque Estadual de Ilhabela
Comentários