NATUREZA

Parque das Neblinas inaugura nova trilha para celebrar 14 anos

Entre córregos, o trajeto passa por áreas anteriormente habitadas, que voltaram a ser cobertas pela Mata Atlântica

Estela Craveiro
Publicado em 15/10/2018, às 14h43 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h39

FacebookTwitterWhatsApp
Trilha das Botas - Divulgação/PN
Trilha das Botas - Divulgação/PN

Neste outubro, o Parque das Neblinas, localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga, completa 14 anos. Para celebrar, o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, responsável pela gestão dessa reserva ambiental, inaugura a Trilha das Botas, um novo percurso para visitantes.

Com 660m, e grau de dificuldade leve, a nova trilha tem um atrativo diferente. Nela, os visitantes encontram elementos que remetem à ocupação da área antes da abertura oficial do parque, em 2004, como uma pequena capela, um antigo sistema de captação de água, e uma bota de borracha, que deu nome à trilha.

O Parque das Neblinas é uma bem sucedida experiência de recuperação da Mata Atlântica. Sua área de seis mil hectares, atualmente se encontra em distintos estágios de regeneração.

Lá, de 1950 a 1990, havia um núcleo com cerca de 200 residências, escolas rurais, centros de convivência, posto de saúde e campos de futebol.

As famílias trabalhavam para indústria siderúrgica, que atuou no local, e posteriormente para Suzano, que utilizava a área para plantios de eucalipto destinados à produção de celulose.

Na nova trilha também há trechos de córregos e a réplica de um rancho de palmiteiros, instalada pelo Ecofuturo com o objetivo é conscientizar sobre o problema da exploração ilegal da palmeira-juçara para comercialização do palmito.

A novidade complementa as atividades de visitação já oferecidas na reserva, como trilhas autoguiadas e monitoradas, cicloturismo, canoagem no rio Itatinga e camping.

As visitas devem ser agendadas com antecedência pelo tel. 11 4724-0555/0556 ou pelo e-mail  [email protected] .

Você pode saber mais sobre o Parque das Neblinas no site da unidade de conservação. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!