Pandemia

Pandemia: veja o que está liberado nas praias de Ilhabela

Prefeitura não atualizou decreto municipal na última semana. Com isso, acesso às praias está liberado com uso obrigatório de máscara, limite de seis pessoas por grupo e limite de 20 pessoas a cada 100m²; movimentação de turistas foi intensa na manhã deste domingo, 13

Cláudio Rodrigues
Publicado em 13/12/2020, às 10h41 - Atualizado às 10h47

FacebookTwitterWhatsApp
Centenas de turistas na travessia São Sebastião-Ilhabela na manhã deste domingo, 13 - Divulgação
Centenas de turistas na travessia São Sebastião-Ilhabela na manhã deste domingo, 13 - Divulgação

A prefeitura de Ilhabela divulgou na última sexta-feira, 11, o decreto (8.319/20) que determina estado de calamidade para enfrentamento da emergência na saúde pública e estabelece medidas excepcionais de contenção à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Porém, o decreto não atualiza as restrições para acesso às praias do arquipélago. Com isso, as praias estão liberadas com uso obrigatório de máscaras, limite de seis pessoas por grupo e limite de 20 pessoas a cada 100m².

LEIA MAIS: Ilhabela entra em estado de calamidade

O decreto não autoriza a utilização de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis, esteiras, coolers, caixa de isopor ou outros objetos similares que estimulem a parada ou aglomeração de pessoas.

Na manhã deste domingo, 13, centenas de turistas foram flagrados na travessia São Sebastião-Ilhabela. Muitos carregavam guarda-sóis, coolers e caixas de isopor.

Centenas de turistas na travessia São Sebastião-Ilhabela na manhã deste domingo, 13 (Divulgação)

As disposições do decreto não se aplicam aos quiosques, ambulantes e estabelecimentos similares, que deverão seguir as normas contidas no decreto 8.319/20, sempre observando a ocupação limite de 40% (quarenta por cento) dos equipamentos autorizados, em área particular ou pública.

Ainda de acordo com o decreto, “o descumprimento resultará em aplicação de multa às pessoas físicas e jurídicas, sem prejuízo da apuração de ilícitos criminais eventualmente praticados decorrentes de infração à medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal) e de desobediência (art. 330 do Código Penal)”, diz o documento.

A prefeitura informou que a regulamentação de acesso às praias é avaliada semanalmente em razão do cumprimento das normas e da análise dos dados do boletim coronavírus, emitidos pela secretaria de Saúde.

O último decreto sobre as restrições de acesso às praias foi emitido no dia 12 de agosto.

Outro lado

Até o fechamento desta reportagem, às 10h30, a prefeitura de Ilhabela não respondeu os questionamentos do Sistema Costa Norte de Comunicação sobre a movimentação intensa de turistas na travessia São Sebastião-Ilhabela na manhã deste domingo, 13. Também não há informações sobre a fiscalização nas praias do arquipélago.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!