PROCON

Operação Verão fiscaliza quiosques e restaurantes da orla de Guarujá até março

Equipe fiscaliza, entre outros, a cobrança de consumação, gorjetas e formas de pagamento

Da redação
Publicado em 07/01/2021, às 10h39 - Atualizado em 08/01/2021, às 11h17

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG

Para garantir o ordenamento nos estabelecimentos localizados nas praias da cidade, o Procon Guarujá iniciou em dezembro, a Operação Verão, que fiscaliza, entre outros, a cobrança de consumação, gorjetas e forma de pagamento. A ação segue até o dia 10 de março e até o momento, 32 equipamentos já foram fiscalizados, sem nenhuma autuação. 

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma 📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Possíveis irregularidades vistoriadas são: ausência de cardápios com preços; cobrança de 10% do garçom (que deve ser opcional); imposição de limite mínimo de consumação; falta de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC); falta de placas informativas referentes à lei de proibição de venda de bebida alcoólica para menores de idade e antifumo; e prazo de validade dos produtos.

Além dos ambulantes, ao longo da Operação Verão as equipes farão orientações, também, aos turistas e consumidores. O diretor do Procon Guarujá Alexandre Cardoso destaca: “O intuito dessa operação é orientar e reprimir algumas práticas abusivas que acontecem nas praias, principalmente neste período de temporada”.

A medida ocorre em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre prefeitura e Ministério Público. Em caso de irregularidade, o local é notificado e se for reincidente, poderá ser multado. O valor da penalidade pode variar de R$ 625,00 até R$ 10 milhões, calculado conforme faturamento do local.

Quem tiver reclamações ou denúncias deve procurar o Procon Guarujá, na avenida Adhemar de Barros, 218, Santo Antônio. O atendimento é as 9h às 17 horas, mas deve ser previamente agendado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Outras informações pelos telefones (13) 3355 6648 ou (13) 3358 2530.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!