PEDALANDO

'Operação Ciclovia Segura' reforça regras de uso das ciclovias em Santos

Blitz educativa terá foco especial na circulação indevida de veículos motorizados incompatíveis, como ciclomotores, e ocorre nesta quinta-feira (15)


Redação
Publicado em 15/05/2025, às 08h51

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Primeira ação ocorrerá na Fonte do Sapo, praça das Bandeiras e Posto 2 (praça do Surfista) - Prefeitura de Santos
Primeira ação ocorrerá na Fonte do Sapo, praça das Bandeiras e Posto 2 (praça do Surfista) - Prefeitura de Santos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) inicia nesta quinta-feira (15), das 14h às 17h, a Operação Ciclovia Segura, blitz educativa para conscientizar usuários sobre o uso correto e seguro desses espaços, em Santos, com foco especial na circulação indevida de veículos motorizados incompatíveis, como ciclomotores.

A primeira ação ocorrerá em três pontos estratégicos da ciclovia da orla da praia: na Fonte do Sapo, praça das Bandeiras e Posto 2 (praça do Surfista). Durante a operação, agentes de trânsito realizarão abordagens educativas a condutores de veículos fora das normas permitidas, além de orientar também pessoas ocupando o espaço exclusivo para veículos sobre rodas.

As ações terão caráter educativo. Os agentes vão solicitar a retirada dos veículos incompatíveis e explicar as regras de trânsito vigentes, evitando sanções imediatas. Também serão distribuídos folhetos informativos com orientações claras sobre o regramento, baseado na Resolução nº 996/2023 do Contran, regulamentada pela Lei Municipal 4.221/2023.

A prefeitura santista informa que a Operação Ciclovia Segura passará a ocorrer rotineiramente, com aproximadamente três edições por semana, reforçando a educação e a fiscalização no trânsito.

Normas

Ciclovia de Santos
Ações terão caráter educativo - Prefeitura de Santos

De acordo com a legislação, apenas certos tipos de equipamentos podem circular nas ciclovias. São permitidos equipamentos de mobilidade individual, como patinetes elétricas, com velocidade de até 6km/h em áreas de pedestres e até 20km/h nas ciclovias. Devem estar equipadas com indicador de velocidade, campainha, luzes para uso noturno e dimensões semelhantes às de uma cadeira de rodas. O transporte é individual e sem carga.

Também são permitidas bicicletas motorizadas com potência de até 1.000 watts e velocidade máxima de 25km/h, sem acelerador (o motor só funciona ao pedalar). Devem possuir velocímetro, campainha, luzes noturnas, espelhos retrovisores, pneus em boas condições e uso obrigatório de capacete.

É proibida a circulação de ciclomotores, bicicletas com acelerador, veículos com potência ou velocidade superior ao permitido e qualquer tipo de veículo que não se enquadre nas especificações técnicas da legislação. Também não é permitido estacionar em locais proibidos, como calçadas e canteiros, nem realizar manobras perigosas que possam colocar pedestres em risco.

A fiscalização é de responsabilidade da CET-Santos e Guarda Civil Municipal. As penalidades previstas incluem multa de R$ 88,38 e remoção do veículo para o pátio da CET-Santos. Porém, nesta fase inicial da operação, o foco é apenas educativo.

O diretor operacional da CET-Santos, Flávio Brito Júnior, destaca a importância da abordagem presencial. “O Contran determina critérios como potência do motor, velocidade máxima e presença de acelerador para definir se um veículo pode ou não usar a ciclovia. Essas características só podem ser verificadas com inspeção visual ou questionamento ao condutor. Para não autuar indevidamente um condutor regular, o agente precisa fazer a abordagem individual e confirmar os dados técnicos”.

A ciclovia é um espaço exclusivo para veículos sobre rodas – bicicletas, patinetes e similares – e sua ocupação por pedestres compromete a segurança de todos. A presença de pessoas caminhando ou correndo nesse espaço aumenta o risco de colisões, confunde a organização do fluxo e pode causar acidentes tanto com ciclistas quanto com os próprios pedestres. O calçadão e áreas próprias para caminhada devem ser priorizados por quem está a pé.

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