*Foto: Gilberto Marques/SSP
Uma operação especial para reforçar a segurança durante o feriado prolongado de Carnaval, iniciada sexta-feira, 5, com atuação até quarta-feira, 10, movimentará cerca de 10.500 policiais; 3.242 viaturas; 746 motocicletas; e 20 helicópteros Águia. A chamada Operação Carnaval pretende prevenir a ação de bandidos, bem como acidentes e fluidez do trânsito, nos mais de 22 mil quilômetros de rodovias estaduais. A operação contará, ainda, com 335 bafômetros e a fiscalização da velocidade dos carros será feita por meio de 102 radares móveis e portáteis; 721 radares fixos; 13 cavalos; cães; e cerca de 200 equipamentos, como binóculos, motos aquáticas e botes de salvamento.
Os radares portáteis, chamados de OCR Embarcados, leem as placas dos veículos e as informações são repassadas aos policiais de forma imediata. Assim, é possível selecionar, de forma mais eficiente, quais carros serão abordados. O radar facilita o encontro de veículos roubados e, consequentemente, a prisão de criminosos. O monitoramento das vias será feito por câmeras dos centros de controle operacional das rodovias (CCO).
Um alerta: o motorista flagrado, dirigindo embriagado, receberá multa de R$ 1.915,40 e poderá ter o veículo apreendido e a carteira nacional de habilitação (CNH) retida por 12 meses. O condutor poderá ainda responder criminalmente a uma pena de seis meses a três anos de prisão.
Em paralelo, continua, até o dia 15, a Operação Verão, iniciada em dezembro do ano passado, e que trouxe ao litoral paulista cerca de 2.880 PMs.
Comentários