BOM DIA!

Olá! Seu resumo de notícias acaba de chegar

Praia Grande doa alimentos e itens para vítimas das chuvas no litoral de SP; Caiçaras também precisam de doações de cadeiras de rodas; Número de mortos aumenta. Estas e outras notícias você vê agora

Da redação
Publicado em 21/02/2023, às 21h11 - Atualizado às 21h26

FacebookTwitterWhatsApp
Resumo de notícias para esta quarta-feira (22) Bom dia Fotografia de uma paisagem natural do céu - Silvio Dutra
Resumo de notícias para esta quarta-feira (22) Bom dia Fotografia de uma paisagem natural do céu - Silvio Dutra

Juntos somos mais fortes!

A situação no litoral de São Paulo continua caótica. Pessoas precisam de doações de alimentos, itens de higiene pessoal e principalmente atenção. Sabe aqueles ditados populares de 'a união faz a força' e 'juntos somos mais fortes' agora faz mais sentido ainda. Separe um tempo do seu dia para doar amor, esperança, fé e vibrações positivas e, se puder, dinheiro. "Generosidade é doar tudo de si e ainda assim sentir como se não tivesse lhe custado nada" - Simone de Beauvoir.

PRAIA GRANDE DOA ALIMENTOS, ITENS DE HIGIENE E MEDICAMENTOS ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO LITORAL ⛈️

Dois caminhões foram abastecidos na manhã de terça-feira (21) em Praia Grande com mais de 700 quilos de kits de alimentos e 10 mil itens materiais de higiene pessoal, 5 mil itens de medicamentos e materiais para curativos para serem levados para famílias da região que foram impactadas pelas fortes chuvas do último final de semana.

Os medicamentos para analgesia, antibióticos, materiais para curativos, dentre outros, foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde (Sesap); já os kits de alimentação e itens de higiene como pastas e escovas de dentes, shampoo, sabonete e fraldas descartáveis, foram doados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Cidade.

SP: VÍTIMAS DE INUNDAÇÕES NO LITORAL PRECISAM DE CADEIRAS DE RODAS 🆘

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo informou que está recebendo doações de cadeiras de rodas e de banho, muletas e bengalas para envio às cidades atingidas pela tragédia no litoral norte do estado. 

Os equipamentos serão enviados para auxiliar as pessoas com deficiência da região e os atingidos que sofreram traumatismo.

DESTAQUES DO LITORAL 🌊

Sobe para 48 o número de mortos na tragédia do litoral de SP: O balanço das prefeituras afirma que subiu para 48 o número de mortes no Litoral Norte de São Paulo, devido às enchentes e desmoronamentos decorrentes das chuvas do último final de semana. Segundo o balanço são 47 pessoas mortas em São Sebastião e uma em Ubatuba.

  • Na tarde de terça-feira (21), a prefeitura de São Sebastião (SP) divulgou a lista com o nome das 21 primeiras vítimas fatais da tragédia. Nove delas foram identificadas por familiares e já liberadas para sepultamento.

Travessia de balsas entre Ilhabela e São Sebastião é suspensa: O governo de São Paulo suspendeu as operações da balsa na travessia Ilhabela-São Sebastião, desde as 12h50 de terça-feira (21). O objetivo é dar celeridade ao fluxo de veículos na Rodovia Rio-Santos (SP-55), no sentido São Sebastião-São Paulo.

  • “O retorno da operação será comunicado ao longo do dia. O Comitê de Crise acompanha a situação 24 horas”, informou o governo no boletim de atualização da situação no litoral paulista no início da tarde.

DESTAQUES NACIONAIS E INTERNACIONAIS🌎

GOVERNO VAI LIBERAR FGTS PARA MORADORES DE ÁREAS AFETADAS POR CHUVAS 🌦️

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou na última segunda-feira (20) que o governo federal vai liberar o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em virtude da situação de calamidade decretada nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. Segundo informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, os municípios nessa situação são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

“Essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento de FGTS, basta que sejam moradores das regiões que foram afetadas”, disse.

“Uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá [e Bertioga]", acrescentou a ministra, durante visita a um dos centros de acolhimento montados pela Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, ao lado do prefeito da cidade, Válter Suman.

DEFESA CIVIL TEM MAPA DE MAIS DE 4 MILHÕES MORANDO EM ÁREAS DE RISCO⚠️

O Brasil tem hoje já mapeadas pela Defesa Civil Nacional aproximadamente 14 mil pontos de riscos altíssimos de desastre e 4 milhões de pessoas morando nessas áreas. A informação foi dada à Agência Brasil pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na terça-feira (21).

Sobre a tragédia causada pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo, a última atualização divulgada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, às 10h da última terça-feira (21), já contabilizava oficialmente 44 óbitos, 23 feridos, além de 766 pessoas desabrigadas e outras 1.730 desalojadas. Entre os desabrigados, a maioria, 500 pessoas, estão em São Sebastião, que também tem outras 1 mil pessoas desalojadas. As vítimas foram transferidas para uma escola municipal.

Por hoje, é isso

Boa quarta-feira a todos. Até amanhã!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!