BOM DIA

Olá! Seu resumo de notícias acaba de chegar

Cometa no céu do litoral SP; militares brasileiros embarcam em nova missão humanitária. Leia também: 'Jogo das Estrelas' em PG é neste sábado e mais notícias

Da redação
Publicado em 09/02/2023, às 19h12 - Atualizado às 19h51

FacebookTwitterWhatsApp
Resumo de notícias para esta sexta-feira (10) Bom dia Pássaro em vegetação - Imagem: Silvio Dutra
Resumo de notícias para esta sexta-feira (10) Bom dia Pássaro em vegetação - Imagem: Silvio Dutra

Ame-se em primeiro lugar 

Um dos dias mais esperados da semana chegou, a sexta-feira. E para aproveitá-la da melhor forma, que tal refletir sobre quanto tempo você passa fazendo planos para si? O autocuidado e o amor próprio são a janela da alma. E nunca se esqueça: você não é o que já te aconteceu, você é o que constantemente escolhe se tornar.

DESTAQUES 

COMETA E3 ESTARÁ VISÍVEL NO CÉU DO LITORAL DE SP ATÉ O DIA 15 DE FEVEREIRO 

Ama olhar para o céu e pegar carona em uma cauda de cometa, nem que seja na imaginação? Então, você não pode perder a oportunidade de visualizar o cometa C/2022 E3, mais conhecido como Cometa E3, nos céus do litoral de São Paulo, de Cananéia a Ubatuba.

Desta quinta-feira (9) até o sábado (11), o cometa estará próximo ao planeta Marte (o planeta se assemelha a uma estrela bem vermelha no céu). Nesses dias o E3 estará mais baixo, mas em compensação com mais brilho. A partir do dia 12, ele fica mais alto, permanece no céu mais tempo, mas com menos brilho.

SP ENVIA MILITARES PARA MISSÃO HUMANITÁRIA APÓS TERREMOTO NA TURQUIA 

A Missão Humanitária Brasileira embarcou para a Turquia na madrugada de quinta-feira (9), da Base Aérea de São Paulo. 

Ao todo, 42 pessoas, sendo 26 militares do estado de São Paulo, foram enviadas para auxiliar nas operações de resgate das vítimas do terremoto da última segunda-feira (6).

Estão sendo levados cinco toneladas de material, quatro toneladas somente de São Paulo. Entre os equipamentos estão ferramentas hidráulicas para rompimento de concreto ou madeira, material de corte, de uso geral e para escorar escombros, para trabalho em altura e material de atendimento pré-hospitalar, além de utensílios para montar uma unidade médica para rápido atendimento.

DESTAQUES DO LITORAL 

Exposição conta a história do Carnaval de Santos: Além de brincar o carnaval, que começa nesta sexta e sábado (10 e 11) em Santos, com o desfile das escolas de samba na Passarela Drauzio da Cruz, o folião pode conferir uma exposição sobre a história da folia na cidade, em cartaz até o próximo dia 28, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no saguão da Câmara Municipal (Praça Tenente Mauro Baptista, 1, Vila Nova). A entrada é gratuita. 

Praia Grande: "Jogos das Estrelas" terá quatro campeões olímpicos de vôlei:  A Arena Esportiva de Praia Grande terá um brilho dourado todo especial neste sábado (11). O local receberá o "Jogos das Estrelas" de vôlei de praia e contará com a participação dos campeões olímpicos de vôlei de quadra Giba, Dante, Serginho e Rodrigão. A partida terá início às 11 horas, com entrada gratuita.

DESTAQUES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

SENADO IRÁ CRIAR COMISSÃO PARA ACOMPANHAR SITUAÇÃO DOS ÍNDIOS YANOMAMI 

O Senado irá criar uma comissão externa para acompanhar a crise humanitária enfrentada pelos yanomami e a retirada dos garimpeiros ilegais da área indígena em Roraima. O requerimento para criação da comissão foi aprovado pelo Plenário na quarta-feira (8).

A comissão fará o acompanhamento pelo período de 120 dias. “É preciso contribuir com o Poder Executivo para que haja a solução definitiva dessa crise gravíssima, seguramente a maior crise humanitária vivida no Brasil atualmente”, destacou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

MORTOS EM TERREMOTO NA TURQUIA E NA SÍRIA JÁ PASSAM DE 16 MIL 

Autoridades e representantes do setor de saúde informaram na última quinta-feira (9) que o número de mortos em consequência do forte tremor de terra que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira (6) já é superior a 16 mil. 

Pelo menos 12.873 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria, o que eleva a 16.035 o número total de vítimas. Equipes de resgate prosseguem as operações, sob frio extremo, para tentar encontrar sobreviventes.

A Organização Mundial da Saúde alertou que se a ajuda não chegar à Turquia com rapidez, a tragédia será ainda maior.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!