Projeto que une educação e cinema celebra 15 anos e lança 20 novos curtas. Obras estão em exibição para o público de forma on-line

Os 20 curtas-metragens produzidos no Querô na Escola 2025 já podem ser assistidos. O projeto, idealizado pelo Instituto Querô, foi desenvolvido com alunos da rede pública de ensino de Santos e Cubatão, na Baixada Santista.
Todos os filmes já estão disponíveis no Instagram (@institutoquero) e no YouTube (/institutoquero) da instituição. Agora, eles disputam o seu play. O curta mais assistido de cada cidade levará o prêmio de Curtinha Mais Visto.
Os vencedores serão anunciados na Sessão de Estreia do projeto. Neste ano, o evento ocorre em duas datas e locais distintos. No dia 11 de novembro, às 14h, será a vez dos alunos de Santos, no Cine Roxy do Gonzaga.
Já no dia 12 de novembro, às 15h, os alunos de Cubatão lotarão o Cine Roxy, do Parque Anilinas. As sessões contarão com a presença de alunos, educadores e gestores. Ambas terão medidas de acessibilidade, exigindo o app de sincronização M LOAD.
O Querô na Escola sensibilizou cerca de 1.400 alunos das redes públicas das duas cidades, em 2025. Foram 289 horas de atividades, realizadas entre abril e setembro, em 20 escolas públicas.
Para nós, do Querô, é motivador ver a dedicação dos alunos e como eles se apropriam do audiovisual para contar suas histórias”, comenta Luan Maciel, produtor do projeto.
Com mais estes 20 filmes, o projeto soma 314 curtas produzidos em 15 anos. Cerca de 13 mil alunos já foram sensibilizados pela iniciativa.
O Querô na Escola oferece experimentação audiovisual aos alunos da rede pública. Dividido em encontros de Sensibilização, Roteiro e Filmagem, os estudantes produzem curtas de até 3 minutos, com temas que abordam questões sociais e o universo escolar.
O projeto também representa a primeira experiência no mundo do trabalho para jovens capacitados nas Oficinas Querô. Eles atuam como arte-educadores, multiplicando o conhecimento.
Após o lançamento, os filmes ficam disponíveis na plataforma Querô Play. A intenção é democratizar o acesso ao audiovisual. O projeto tem patrocínio master da Brasil Terminal Portuário e CMOC Brasil, e patrocínio do banco BV, TK Elevadores, Petrocoque, Bandeirantes Deicmar e Autoridade Portuária de Santos, com apoio das prefeituras de Santos e Cubatão.