Futuro VillaMar Shopping ficará no bairro Mirim, próximo ao paço municipal de Praia Grande; local deve ser inaugurado em setembro de 2027
As obras do futuro VillaMar Shopping, em Praia Grande, têm previsão de início para julho deste ano. A afirmação foi feita por Paulo Mendes, presidente do Grupo Mendes, responsável pelo empreendimento, em entrevista concedida ao jornal A Tribuna. O novo centro de compras será construído na avenida Presidente Kennedy, em área próxima à prefeitura, no bairro Mirim. O alvará de construção já foi concedido pela prefeitura em 2024, e a previsão é que sejam gerados aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos com o novo shopping. De acordo com o empresário, o local deve ser inaugurado em setembro de 2027.
O VillaMar Shopping deve contar com 160 mil metros quadrados. O projeto arquitetônico contempla referências modernas, além de oferecer o máximo possível de alternativas ligadas à acessibilidade. O empreendimento seguirá todas as diretrizes das leis federais e normas do Corpo de Bombeiros, programando a construção de escadas duplas, além de elevadores. O projeto prevê ainda estrutura logística em seu entorno, facilitando a chegada e saída do fluxo de visitantes do VillaMar Shopping.
De acordo com a prefeitura, para a instalação do shopping na cidade houve grande pesquisa sobre a infraestrutura do município e, em 2018, uma audiência pública foi realizada para discutir a remodelação do sistema viário, entre outros assuntos. Em contrapartida, o Grupo Mendes entregou à população, junto com a prefeitura, a 31ª Unidade de Saúde da Família (Usafa) do município, a Usafa Melvi II, como parte do processo de mitigação do futuro shopping.
Segundo Paulo Mendes, o Grupo Mendes já está comercializando as lojas-âncoras e deve iniciar a comercialização das lojas satélites. “Desde o começo, vimos o quanto Praia Grande é receptiva e acolhedora. Está todo mundo imbuído em fazer o melhor, e tenho certeza de que o melhor shopping da rede vai ser o de Praia Grande”. O futuro VillaMar terá, de acordo com Mendes, 42 mil metros quadrados de ABL, que é área bruta locável. “Para terem uma relação, o Praiamar (em Santos), possui 40 mil. A gente dividiu em 300 lojas, mas com certeza vão ser mais de 200 operações, porque muitas lojas vão pegar dois, três espaços, e montar uma operação”.
Sobre a expectativa quanto ao número de vagas de trabalho, Mendes afirmou que, após a abertura, devem ser gerados de 3 a 4 mil oportunidades novas, direta ou indiretamente. “Para construir, a gente estima em cerca de 2 mil pessoas. E na montagem das lojas, esse número sobe, porque vai ser a nossa força de trabalho, mais várias outras construtoras contratadas para fazer cada uma das lojas”, concluiu.
O prefeito Alberto Mourão afirmou que Praia Grande conta com uma infraestrutura invejável e que tem atraído cada vez mais empresas e investidores. “Um empreendimento desse porte comprova que a cidade está no caminho certo. O mais importante é que serão gerados milhares de empregos, além da evolução na economia local”. Mourão destacou, também, que a administração municipal tem criado cenários que atraem cada vez mais investidores, em diversas áreas, para a cidade. “A prefeitura também segue em tratativas com empresários de diversos setores, sempre em busca do amplo desenvolvimento econômico e geração de emprego para a população”.
Um empreendimento deste porte, segundo Mourão, deve atrair consumidores de diferentes localidades, impulsionando o comércio local, refletindo também em melhorias na infraestrutura urbana e serviços públicos. “A presença de um shopping center também favorece a instalação de novas empresas e franquias, estimulando o empreendedorismo e a inovação. Para a cidade, isso significa uma maior circulação de renda e uma economia mais dinâmica e diversificada. Além disso, o espaço vai oferecer oportunidades de lazer e convivência, fortalecendo o senso de comunidade e promovendo o bem-estar dos moradores”.
Mourão ressaltou ainda que o empreendimento no bairro Mirim terá outro impacto positivo, o de acelerar o desenvolvimento para esta região da cidade. “Os imóveis serão valorizados neste bairro e nos vizinhos. Projetamos uma grande mudança para os próximos cinco anos. Isso também é importante. A prefeitura vem realizando obras em todos os bairros e o resultado é a vinda desses empreendimentos e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a população. A implantação de um shopping center não é apenas uma questão de expansão comercial, mas uma estratégia de desenvolvimento sustentável que pode transformar a realidade econômica e social de uma região, promovendo crescimento, renda e qualidade de vida para seus habitantes”.