Novas tarifas nas balsas e pedágios já estão em vigor

Costa Norte
Publicado em 06/07/2015, às 06h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h38

FacebookTwitterWhatsApp

As novas tarifas nas Travessias Litorâneas e nas praças de pedágio das rodovias paulistas já estão em vigor. O índice de reajuste foi de 8,47%, nas balsas, e de 5,32%, nos pedágios. De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), o ajuste tarifário nas balsas refere-se apenas ao repasse inflacionário do período, que vai de junho de 2014 a maio de 2015, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicador oficial da inflação brasileira, que foi de 8,47%.

Segundo a companhia, o estado não repassou ao consumidor a inflação medida entre junho de 2012 e maio de 2013, uma vez que não foi autorizado aumento tarifário em julho de 2013. Portanto, considerando que o estado não autorizou a correção das tarifas no ano de 2013, o percentual acumulado está abaixo da inflação total do período entre 2012 e 2015 (IPCA integral), cujo índice atingiu 22,89%.

Em valores, se fosse aplicado o IPCA integral de 1º de junho de 2012 a 31 de maio de 2015, na travessia  Santos - Guarujá,  a mais movimentada do estado de São Paulo, em vez dos atuais  R$ 10,60, a tarifa para automóveis passaria a ser de R$ 11,20. Já em São Sebastião- Ilhabela, o valor seria R$ 17,30, em vez de R$ 16,30, nos dias úteis. As tarifas foram reajustadas com base em seu valor real preciso. Para facilitar o troco, o valor final é arredondado em reais e dezenas de centavos. As bicicletas, bem como seus respectivos condutores, continuam com isenção de qualquer pagamento nas  travessias feitas por balsa.

A resolução publicada no Diário Oficial do Estado com os novos valores está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/0B3i23Xdd4Tw2MmVTR3RSRzdVT1U/view?usp=sharing

Pedágios mais caros

Os motoristas também já pagam mais nos pedágios das rodovias paulistas. Conforme a  Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o índice de reajuste médio, em vigor desde o dia 1º, foi de 5,32%. De acordo com os contratos de concessão, em 12 concessionárias foi aplicado o IGP-M acumulado entre junho de 2014 e maio de 2015, registrado em 4,11%. Os outros sete contratos de concessões rodoviárias de São Paulo preveem o IPC-A como índice, que registrou 8,47% no mesmo período. Após aplicar os índices, as tarifas são arredondadas na segunda casa decimal para cima ou para baixo a fim de facilitar o troco nas cabines de pedágio. Considerando esses arredondamentos, a média de reajuste ficou em 5,32%.

Segundo a Artesp, desde 2013, o governo do estado de São Paulo vem introduzindo várias medidas,  que já resultaram no barateamento do pedágio nas rodovias estaduais paulistas. As principais ações foram o reajuste zero ao usuário, em 2013, quando o percentual de aumento de 6,5% não foi repassado para os motoristas. Em 2014, o aumento previsto seria de 6,37%, porém a Agência autorizou o repasse médio de 5,29%, considerando cobrança do eixo suspenso de veículos comerciais.

Caso essas medidas não fossem adotadas pelo governo, as tarifas teriam sofrido elevação média de 22,91%, entre 2013 e 2015. Com as medidas pró-usuário, o reajuste médio entre 2013 e 2015 foi de 11,09%, ou seja, bem abaixo do acumulado.

Para ver a tabela completa com os novos valores acesse: http://www.artesp.sp.gov.br/Media/Default/TarifasPedagio/PDF/TARIFAS-SITE-DA-ARTESP-REAJUSTE-2015.pdf

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!