No Guarujá, curso de salvamento com jet ski para bombeiros do Chile e da Bahia

Costa Norte
Publicado em 07/11/2017, às 14h23 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h13

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Métodos utilizados pelo GBmar são replicados em cidades brasileiras, chilenas e argentinas

Guarda-vidas do Chile e da Bahia estão no Guarujá para aprender técnicas de salvamento com motos aquáticas com o Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar) de São Paulo. Com uma semana de duração, o curso inclui técnicas de salvamento marítimo para bombeiros que ainda não têm contato com jet skis, de noções básicas de pilotagem a diversos tipos de situações que possam ter que enfrentar no mar.

Um dos alunos chilenos é o bombeiro voluntário Cristián de la Ao, de Valparaíso. Ele conta que os métodos de salvamento do litoral paulista servem como base para os utilizados no litoral chileno, principalmente na sua região:  “Temos uma arrebentação diferente da do Guarujá, mas as técnicas ensinadas por aqui servem como base para o que vamos realizar por lá”.

Dois bombeiros do recém-formado Corpo de Bombeiros Militar da Bahia replicarão os métodos de salvamento no estado que tem a maior faixa de litoral do Brasil. O capitão Luciano Alves explica que o grupo, formado há dois anos, está expandindo conhecimentos: “Vamos receber novas motos aquáticas para o trabalho no litoral baiano e este curso feito em Guarujá é a principal fonte de aprendizado para todos os bombeiros que vão trabalhar com isso na Bahia”.

O tenente Fernando Nishihara, do GBMar da Polícia Militar do Estado de São Paulo, diz que o modelo do Guarujá vem se tornando referência nacional e internacional: “Nosso curso de uma semana capacita até mesmo aqueles profissionais que nunca tiveram contato com  motos aquáticas para conseguir realizar salvamentos nas mais variadas situações. Já tivemos bombeiros do Chile, da Argentina e de diversas partes do Brasil aprendendo as nossas técnicas para aplicá-las nos salvamentos em suas cidades”.

Foto: Divulgação/PMG

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!