FRIO MUITO ABAIXO DE 0°

Nasa revela como é o inverno em Marte

Imagens foram registradas pelo moderno robô Perseverance e o drone Ingenuity

Publicado em 03/01/2023, às 12h19 - Atualizado às 14h12

Para que uma geada de gás carbônico se forme, o clima deve ser extremamente frio, cerca de – 123ºC. NEVE NA SUPERFÍCIE DE MARTE Camada de gelo cobre o solo marciano, contrastando o planeta vermelho com a neve branca - olhardigital.com.br

Imaginamos que o planeta vermelho seja um lugar seco e áspero quando falamos sobre Marte, porém a Nasa divulgou algumas imagens provando o contrário. Isto foi possível graças às explorações realizadas pelo drone Ingenuity e pelo robô Perseverance. No momento, o hemisfério norte do planeta se encontra no inverno.

É importante esclarecer que a poeira no local é algo que influencia o clima do corpo celeste, costumando determinar a chegada do inverno no planeta.

Para que uma geada de gás carbônico se forme, o clima deve ser extremamente frio, cerca de – 123ºC. NEVE NA SUPERFÍCIE DE MARTE Camada de gelo cobre o solo marciano, contrastando o planeta vermelho com a neve branca (olhardigital.com.br)

Neve em Marte
É comum ver dois tipos de neve em polos marcianos. O primeiro é algo semelhante ao que vemos na Terra, que acontece graças às mudanças do estado físico da água - pela solidificação do vapor d'água por causa das baixas temperaturas sem passar pelo estado líquido. Em Marte, a neve se forma também pela sublimação: passa diretamente de sólido a gás.
Já o segundo, ocorre à base de dióxido de carbono — gelo seco — podendo cair no solo. Sylvain Piqueux, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena na Califórnia, comentou sobre a queda do fenômeno natural. “Quedas suficientes para que você possa atravessá-la com raquetes de neve.”

Ainda não foi possível visualizar a neve caindo em Marte devido ao fato de ocorrer nos polos sob a cobertura de nuvens quando está de noite — as câmeras dos orbitadores, que estão no planeta, não conseguem analisar entre as nuvens.

Entretanto, a máquina Mars Climate Sounder no Mars Reconnaissance Orbiter foi capaz de identificar uma luz que os olhos humanos não conseguem ver, capturando a neve de dióxido de carbono em Marte.
Além disso, graças ao instrumento a laser da sonda Phoenix, conseguiu-se descobrir neve congelada a aproximadamente 1.609 quilômetros de distância do polo Norte do planeta.

Imagem divulgada pela Nasa durante o estudo do inverno no planeta vermelho NEVE EM MARTE_NASA Na superfície de Marte, vestígios de neve cobrem o solo de um dos polos do planeta vermelho (Divulgação/NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)

Floco um pouco diferente

Diferentes dos flocos de neve da Terra, que possuem seis lados, os flocos de neve detectados em Marte são parecidos com um cubo.
“Graças ao Mars Climate Sounder, podemos dizer que esses flocos de neve seriam menores do que a largura de um fio de cabelo humano”.