DIA DA MULHER

Mulheres no delivery: a nova face da entrega já está presente no litoral de SP

Presença feminina no transporte de mercadorias ainda é novidade para muitos, mas vem crescendo; startup de Santos já conta com motogirls

Redação
Publicado em 07/03/2025, às 10h49

FacebookTwitterWhatsApp
Mulheres se interessam pelo setor de entregas, ainda majoritariamente masculino - Divulgação
Mulheres se interessam pelo setor de entregas, ainda majoritariamente masculino - Divulgação

Há pouco mais de um mês, Jaqueline Faiad decidiu mudar de rotina. Com um emprego formal, ela viu no delivery uma oportunidade para ter mais flexibilidade e independência financeira. Hoje, faz entregas na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, e tem se destacado pelo comprometimento, simpatia e eficiência. “No começo, tive medo de não me adaptar, mas logo percebi que sou totalmente capaz. Vejo cada vez mais mulheres entrando para as entregas, e isso inspira outras a acreditarem que podemos desempenhar essa função tão bem quanto qualquer um”, contou.

A presença de entregadoras nas ruas mostra que as mulheres também se interessam por esse setor, majoritariamente masculino. Jaqueline, que começou a atuar como motogirl recentemente, destacou a importância dessa representatividade. A Loocal Delivery, startup de logística que nasceu em Santos e, hoje, opera em mais de 15 cidades do estado de São Paulo, além das capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, tem aproximadamente 2% de mulheres cadastradas na plataforma. Além de agilidade, as profissionais imprimem um diferencial no contato com os clientes. “A entrega não é apenas pegar o pedido e levar. É ter cuidado com ele, ser educada ao abordar o cliente. Isso faz toda a diferença na experiência final”, completou Jaqueline. 

No outro lado da cadeia logística, Roberta Torre, empresária à frente da Madalena Brigadeiros há 10 anos, destaca como o delivery potencializou seu negócio. “Tenho entregador fixo, mas uso plataformas de delivery como suporte para complementar minhas entregas em dias de alta demanda. Sempre tive referências femininas no empreendedorismo, então nunca vi dificuldades em liderar um negócio. Mas sei que essa não é a realidade para todas, e ver mais mulheres no setor é um avanço importante”, afirmou.

Diversidade e segurança 

Para Priscyla Leitão, responsável pela gestão comercial e operacional da Loocal Delivery no Rio de Janeiro, essa mudança, com maior presença feminina, é perceptível no dia a dia. “Eu percebo muito mais mulheres em cargos de decisão do que há alguns anos. É gratificante ver empresárias liderando negócios e também entregadoras se destacando. Isso gera um impacto positivo no mercado e traz uma nova perspectiva para o delivery. Muitas clientes relatam uma sensação maior de segurança ao receber pedidos de entregadoras”, pontuou.

Com a presença feminina em crescimento na cadeia do delivery, o setor se torna mais inclusivo e diverso. “Essas somos nós, mulheres entrando em papéis que antes jamais eram imagináveis que a gente fosse conquistar. Eu acho muito legal, particularmente, quando eu encontro uma entregadora uniformizada com a bag (mochila) da Loocal nas costas ou de qualquer outra empresa. Eu acho muito, muito gostoso participar disso e ver essa transformação acontecendo", finalizou Priscyla.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!