Após ser orientada a retornar para casa por ainda apresentar pouca dilatação, mulher deu à luz no trajeto e buscou atendimento em UPA
Uma cena inesperada marcou a manhã de quarta-feira (4), na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Matheus Santamaria (UPA da Rodoviária), em Guarujá, no litoral paulista. A moradora Patrícia Silva Santos chegou ao local com o filho recém-nascido nos braços, após dar à luz dentro do carro a caminho do hospital.
Segundo relato, Patrícia havia procurado o hospital Santo Amaro (HSA) devido a fortes contrações. Na avaliação, foram constatados apenas dois centímetros de dilatação, e ela foi orientada a retornar para casa, trocar de roupa e voltar ao hospital em seguida.
No entanto, o trabalho de parto avançou rapidamente e, antes de conseguir chegar ao destino, o bebê nasceu ainda no veículo. Surpreendida com a situação, a família parou na UPA da Rodoviária, na qual a equipe de plantão prestou os primeiros cuidados ao recém-nascido, como o clampeamento do cordão umbilical e avaliação clínica da mãe. Em seguida, mãe e filho foram encaminhados em segurança ao hospital Santo Amaro por uma ambulância do Samu, com acompanhamento de uma enfermeira.
A médica de plantão, Sylvia Helena, destacou a importância da agilidade da equipe: “Atendimentos assim exigem preparo técnico e sensibilidade humana. Nossa equipe agiu com agilidade e carinho, garantindo os primeiros cuidados ao bebê e à mãe com toda a segurança necessária.”