REDUÇÃO DO VALOR

Motoristas podem obter até 40% de desconto em multas em sistema implementado no Detran SP

Para ter acesso ao abatimento, condutores deverão reconhecer infração e abrir mão de apresentar defesa ou recurso em sistema digital recém-implementado

Da redação
Publicado em 16/03/2023, às 16h32 - Atualizado em 17/03/2023, às 08h36

FacebookTwitterWhatsApp
Radares de Trânsito Santos ativa novos radares de trânsito Radares de trânsito - Imagem ilustrativa: Reprodução
Radares de Trânsito Santos ativa novos radares de trânsito Radares de trânsito - Imagem ilustrativa: Reprodução

O Detran SP aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) que oferece até 40% de desconto em multas de trânsito. A adesão foi anunciada pelo governo estadual na noite de ontem (15). Para ter acesso à redução do valor, os condutores deverão reconhecer a infração e abrir mão de apresentar defesa ou recurso à notificação.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

O governo estadual informou que a iniciativa é resultado de articulação entre a Secretaria de Gestão e Governo Digital e o Detran SP com apoio da Empresa de Tecnologia do Governo do Estado (Prodesp).

A ação, completou o governo, segue diretriz da gestão estadual de informatizar processos e atender com mais agilidade às demandas da população. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) também integrará as notificações ao SNE em uma segunda etapa.

Por meio do Sistema, também será possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e indicar o condutor responsável pela infração.

Com o SNE, o governo também espera reduzir os custos de processamento das multas aplicadas pelo Detran SP. Estimativas da autarquia apontam que o fim da impressão e do envio das notificações de autuações e de penalidades devem economizar cerca de R$1 milhão ao mês com custos de remessas de correspondências. O órgão de trânsito emite cerca de 391 mil notificações mensalmente.

Como aderir

Segundo o governo paulista, qualquer proprietário de veículo automotor, pessoa física ou jurídica, pode aderir ao SNE. Para isso, deve estar previamente cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no próprio aplicativo da CDT (o mesmo utilizado para a CNH Digital e o CRLV-e.), disponível para os sistemas Android e iOS.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Após a efetivação do cadastro, é preciso habilitar em qualquer um dos dois canais a opção para adesão ao SNE através da opção “Infrações”. A partir daí, é possível baixar cada multa para pagamento com valor reduzido, válido até a data do vencimento original, desde que o motorista renuncie ao recurso ou defesa e faça o reconhecimento da infração antes da disponibilização da notificação de penalidade da referida multa no sistema.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!