Não vai ter greve

Motoristas de ônibus do Guarujá aderem a acordo salarial

Motoristas e demais empregados obtiveram correção salarial de 2,5% e 4,35% no vale-refeição

Da Redação
Publicado em 04/07/2018, às 07h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp
Assembleia dos motoristas e demais empregados da Translitoral, na quinta-feira, 28 de junho - Paulo Passos
Assembleia dos motoristas e demais empregados da Translitoral, na quinta-feira, 28 de junho - Paulo Passos

Funcionários da Translitoral participaram, na noite de terça-feira, 3, de uma assembleia para discutir sobre a proposta de reajuste salarial da empresa, apresentada na manhã de terça, em São Paulo. O encontro, que ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores públicos de Guarujá, foi marcado após ameaça de greve por parte dos 700 empregados, que discordaram da oferta. 

O acordo estabelece reajuste salarial de 2,5%, sendo 1,69% desde a data-base de maio, correspondente à inflação de um ano, e o restante, de 0,81%, em outubro. A diferença terá efeito retroativo a maio e será paga, em outubro, de uma só vez. Na audiência feita no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região conseguiu aumentar de 7,41% para 9,17% o retroativo, em forma de abono, compensando o parcelamento, o que foi aceito pela assembleia.

O vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres ‘Betinho’, destaca a importância dos trabalhadores terem resgatado a perda inflacionária e conseguirem aumento real, embora parcelado. O sindicalista lembra que os funcionários conseguiram a aplicação dos 2,5% na cesta-básica e na participação nos lucros ou resultados (plr). O vale-refeição diário foi de R$ 23 para R$ 24, com aumento de 4,35%. Todos os valores são retroativos a maio.

Em assembleia, a categoria suspendeu a greve que havia decretado na quinta-feira, 28. O motivo da suspensão foi justamente a audiência no TRT, segundo o presidente do sindicato, Valdir de Souza Pestana. Ele informou que a empresa conseguiu uma liminar do TRT, na sexta-feira, 29, determinando a circulação de 80% da frota de 135 ônibus. A Translitoral atende a 80 mil passageiros diários, com 34 linhas e 133 ônibus.

Segundo o secretário-geral do sindicato, Eronaldo José de Oliveira ‘Ferrugem’, os trabalhadores continuam preocupados com a possibilidade de suspensão do plano de saúde por falta de pagamento pela empresa, 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!