TORTUGA

Morre tartaruga-gigante resgatada em Guarujá

Animal foi resgatado na semana passada e tratado no Instituto Gremar

Da Redação
Publicado em 16/10/2019, às 06h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h30

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Gremar
Reprodução/Gremar

A tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, resgatada em Guarujá na semana passada, morreu no sábado, 12. A morte do animal foi comunicada pelo Instituto Gremar, responsável pelo resgate e tratamento. 

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍ Informe-se, denuncie!

O corpo da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) passou por exame de necropsia no domingo, 13, onde foi confirmada a suspeita de infecção generalizada grave. Segundo o Gremar, foram coletadas amostras para análise microscópica dos tecidos e para utilização em estudos futuros.

O instituto esclareceu que o animal, uma fêmea sub-adulta, inspirava cuidados desde as circunstâncias do encalhe. Ela possuía escoriações pelo corpo e um petrecho de pesca preso à nadadeira esquerda (rede e anzol de espinhel), o que comprometeu ainda mais o seu quadro.

Durante os seis dias de reabilitação, a tartaruga foi monitorada 24h, com manejo hídrico, clínico e alimentar. Mesmo sem alterações comportamentais, seus exames de rotina apontaram alterações importantes ao longo do processo e um quadro emergencial de choque no sábado, dia de seu óbito. 

Monitoramento

A tartaruga foi resgatada semana passada durante ação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), na Praia do Tortuga, em Guarujá. A iniciativa é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-3341.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!