Moradores de Bertioga relataram demora no atendimento e registraram filas extensas há mais de uma semana. Uma mulher, que não quis se identificar, afirmou que, na sexta-feira, 26, aguardou por duas horas na fila, com chuva, para buscar uma encomenda que não foi entregue em sua casa. 

Alguns usuários atribuíram a demora ao fechamento da agência do bairro Caruara, em Santos, devido a um arrombamento. Eles acreditam que os moradores da cidade vizinha também vieram para a agência de Bertioga buscar suas encomendas.

Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/COSTA6 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Os Correios, por sua vez, lamentaram o ocorrido e informaram que estão atuando para minimizar os transtornos aos clientes. "Desde o início do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, os Correios tiveram um aumento significativo no volume de postagens e entregas de encomendas, especialmente em razão do crescimento das compras e vendas pelo e-commerce. Além disso, para preservar a saúde de seus empregados, a empresa está atuando com força de trabalho reduzida devido à iniciativa de redirecionar aqueles classificados como grupo de risco para o trabalho remoto. Tais fatores, consequentemente, ocasionam impactos pontuais no serviço de atendimento", disseram por meio de nota.

A empresa ainda informou que está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada nos centros operacionais que providenciam a retirada de encomendas. "A retirada em unidade dos Correios é um procedimento que visa complementar o serviço em função de restrições operacionais que impossibilitaram a entrega domiciliar, como, por exemplo, ausência do destinatário ou restrição de acesso ao endereço previsto de entrega. Em regra geral, inclusive, a entrega interna em unidades dos Correios gera maiores custos à empresa, se comparados à entrega domiciliária".

A unidade realiza atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, com cuidados recomendados em relação à prevenção à pandemia de covid-19: proteção de acrílico nos guichês de atendimento, disponibilidade de álcool gel, tendentes, conforme prevê o decreto municipal, orientação para distanciamento em fila, sinalização no solo do hall e entrega de senha às 14h para todos que estão no aguardo do atendimento. Bertioga ainda conta com o serviço da Agência Comunitária Boraceia, na avenida Henrique Arcuri, 99.

CARUARA

Já a Agência Comunitária Caruara sofreu arrombamento e precisou ter seu atendimento presencial suspenso até que a Prefeitura avalie a possibilidade da volta do serviço.  Por enquanto, a unidade está atendendo parcialmente, realizando entrega de  cartas simples e registradas. As encomendas destinadas aos distritos atendidos por ela estão disponíveis para retirada na agência de Correios Bertioga.