Reivindicações

Moradores do Caiubura cobram melhorias no bairro

Problemas foram apresentados à prefeitura em reunião no sábado, 4

Mayumi Kitamura
Publicado em 05/08/2018, às 14h24 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h50

FacebookTwitterWhatsApp
Mayumi Kitamura
Mayumi Kitamura

Os moradores do Caiubura, em Bertioga, buscam melhores condições para o bairro e para isso, cerca de 40 deles reuniram-se por aproximadamente três horas com representantes da prefeitura na manhã de sábado, 4, na sede da Sociedade Melhoramentos Chácaras do Caiubura.

Representante do Caiubura 1 e morador do bairro há 18 anos, o aposentado Lucio Andrade Trigueiro, explica que este não foi o primeiro encontro com a prefeitura. Há 60 dias os moradores reuniram-se para apresentar os principais problemas do local a fim de encontrar uma solução. "Tudo o que foi falado hoje, todas as gestões falaram mas nunca fizeram o que estão fazendo hoje, limpando as valas, a promessa de que vai mexer na rua principal, então eu acredito que o prefeito se comprometeu e vai ter uma coisa boa", disse. 

Também satisfeito com o retorno da prefeitura, o presidente do Caiubura 2, Fernando Falcão, critica que, nas gestões anteriores, os moradores não eram ouvidos. "Então é um mérito do prefeito ao menos encaminhar seus funcionários para nos atender". Conforme explicou, os problemas do bairro são muitos, como sequer contar com saneamento básico. A própria iluminação pública começou a ser implantada há pouco tempo, apesar de pagarem a taxa na conta de luz mensalmente. Ele completou: "Então tem muita coisa a ser feita aqui. Infelizmente sabemos que, onde não se gera renda, não se tem como gastar. Quer dizer, a arrecadação daqui é pouca, como ela [a prefeitura] vai gastar mais do que arrecada? Ao menos vejo dessa maneira".

Morador do bairro desde 2001, após herdar a casa de seu pai, Jean Marques Pereira de Oliveira, atribui a segurança como o principal problema a ser resolvido no local, mas acrescenta: "É a primeira reunião que eu compareço e eu vejo que eles estão no caminho certo, porque precisamos muito não só de segurança quanto de urbanização".

Representante da Câmara no encontro, a vereadora Valéria Bento (MDB) acredita que os moradores de todos os bairros da cidade devam se unir para cobrar mudanças. Disse ela: "Alguns bairros estão meio esquecidos por falta de organização, gestão e tudo o mais. Aqui no Caiubura, na época das chuvas, quando ela vem muito forte, as casas enchem, então a infraestrutura aqui está precária, dá para ver até pelas condições aqui da rua".

O secretário de Obras e Habitação, Luiz Carlos Rachid, avaliou positivamente o saldo do encontro e comentou que os trabalhos já iniciaram. "A prefeitura demonstrou, por meio da secretaria de serviços urbanos, cada fase que já foi e será executada, seja de limpeza dos canais, melhorias com bica corrida, para perenizar, deixar de forma mais permanente a qualidade do pavimento para garantir que as pessoas possam vir, os veículos possam transitar, dar uma condição de segurança", ressaltou.

Segundo esclareceu, inicialmente serão trabalhadas as questões de roçada, desassoreamento e drenagem para, só depois, implantar a bica corrida. Desta forma, espera-se uma maior durabilidade dos serviços. A previsão dele é de que os serviços sejam desenvolvidos até as próximas temporadas de chuva. 

Além disso, ele explicou que, algumas melhorias devem ser trabalhadas em conjunto com a prefeitura de Santos, pois envolvem também o Caruara, como é o caso da drenagem. Ele esclareceu: "Já teve uma conversa inicial e essa ação será feita de forma conjunta".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!