PLANO DIRETOR

Moradores debatem futuro de Bertioga em leitura comunitária

Encontro sobre o Plano Diretor Participativo teve baixa participação popular; formato será remodelado

Marina Aguiar
Publicado em 20/03/2018, às 12h52 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h36

FacebookTwitterWhatsApp
População formulou sugestões para a elaboração do Plano Diretor Participativo de Bertioga - JCN
População formulou sugestões para a elaboração do Plano Diretor Participativo de Bertioga - JCN

A 3ª Leitura Comunitária do Plano Diretor Participativo de Bertioga  (Pdpbert) reuniu poucos munícipes, na EM Professor Delphino Stockler de Lima, no Centro, na manhã de sábado, 17. Cerca de 20 pessoas, entre munícipes e funcionários do Executivo, apontaram falhas na educação, no transporte pública, no turismo e infraestrutura básica e apresentaram propostas para o futuro da cidade.

Ainda estão previstas sete Leituras Comunitárias nos bairros, mas, segundo o secretário de Planejamento de Bertioga Luiz Alcino Carvalho, o processo poderá ser reformulado. "Essa modelagem que a gente fez, nas escolas e no sábado, foi uma cobrança que tivemos da população. Mas, me parece que não está funcionando muito, vamos repensar isso. Talvez fazer uma reunião à noite, em que as pessoas fiquem mais a vontade", esclareceu.

Para o consultor ambiental Ícaro Camargo, falta uma divulgação atrativa para a população. "A prefeitura, por meio do Alcino, está tentando melhorar o processo, que ainda não é o ideal, mas há um esforço em tentar fazer o Plano Diretor entendível à população. Mas, falar sobre Plano Diretor não chega há muita gente; se colocar, por exemplo, 'venha decidir o futuro da sua cidade', talvez atraia mais atenção", sugeriu.

Propostas

Durante a leitura, a prefeitura reuniu propostas para o Plano Diretor Participativo. Empenhado, Ícaro reacendeu o debate sobre a verticalização da cidade, tema debatido em audiências públicas pelo consultor, desde 2015. "Minha principal proposta é a não verticalização da cidade, que a gente tenha os prédios na altura da copa das árvores. A gente tem bastante prédios pela cidade nesse tamanho, o que quer dizer que dá pra gerar lucro, porque o construtor com certeza ganhou".

Ícaro também propôs a utilização do meio ambiente, para gerar renda no município. "As pessoas veem a vegetação como um problema, mas é um potencial enorme. Muitas cidades no mundo gostariam de ter essa vegetação que a gente tem".

A bióloga e professora Luciana Bizarro sonha com o planejamento da cidade e o cuidado com o meio ambiente. "Quero que façam estudos sobre os rios, as matas e animais de Bertioga; a gente só cuida do que a gente conhece. Desejo que as crianças tenham a sensação de pertencimento e cuidem da cidade. Também quero que a cidade seja planejada pra 10, 15, 20 anos, senão, a gente só tampa os buracos e não pensa pra frente. As pessoas acabam morando irregularmente, destruindo o meio ambiente. Queremos preservar nossa mata, nossos animais e, mesmo assim, ter o crescimento econômico", destacou.

Participação popular

A participação da população ainda pode ser registrada nas próximas leituras comunitárias, mas os cidadãos também podem apresentar suas ideias por meio de uma formulário no site da prefeitura (www.bertioga.sp.gov.br/planodiretor) e enviando um e-mail para [email protected]. A Secretaria de Planejamento Urbano também recebe munícipes na sala do Plano Diretor, no paço municipal, ao lado agência da Caixa Econômica Federal. 

Confira as datas e locais das próximas leituras:

* 24 de março, às 10 horas, no Rio da Praia – EM José de Oliveira (rua Cardeal Emile Biayenda nº. 248);

* 7 de abril, às 10 horas, na Vista Linda – EM Vista Linda (rua: Luiz Otávio nº. 200);

* 14 de abril, às 10 horas, no Chácaras – EM Maria Lúcia Soares (Estrada 4 n º 301);

* 5 de maio, às 10 horas, no Indaiá – EM José Ermírio de Moraes (rua Victorio Guidolin s/ nº);

* 12 de maio, às 10 horas, em São Lourenço – EM Profª Miriam de Assis (avenida Engenheiro Durval Gago Lourenço, s/nº);

* 26 de maio, às 10 horas, no Guaratuba – EM José Carlos Buzinaro (praça A, nº. 15 - Quadra A);

* 9 de junho, às 10 horas, em Boraceia – EM Boraceia (rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor nº. 295).

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!