GREVE GERAL

Metrô de BH em greve: 19 estações estão fechadas

Metroviários protestam contra a privatização na manhã desta quinta-feira (25)

Da redação
Publicado em 25/08/2022, às 11h30 - Atualizado às 11h51

FacebookTwitterWhatsApp
Companhia ainda afirmou que em dias úteis normais, aproximadamente 100 mil passageiros usam o metrô Metrô de BH em greve: 19 estações estão fechadas metro bh - Foto; Estado de Minas
Companhia ainda afirmou que em dias úteis normais, aproximadamente 100 mil passageiros usam o metrô Metrô de BH em greve: 19 estações estão fechadas metro bh - Foto; Estado de Minas

O metrô de Belo Horizonte que faz viagens entre a capital e a cidade de Contagem, na grande BH, está em estado de greve nesta quinta-feira (25).

São 19 estações fechadas. Os metroviários protestam contra a privatização.

A decisão ocorreu após o Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) ter conhecimento da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de aprovar, por unanimidade, a desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG).

O sindicato teme que ocorram demissões dos concursados, além do aumento no valor das passagens. Atualmente são cerca de 2 mil funcionários.

Ainda não se sabe se os carros funcionarão nos horários de pico ou se haverá paralisação geral.

O estado é de greve geral e por tempo indeterminado, segundo o sindicado.

A companhia ainda afirmou que em dias úteis normais, aproximadamente 100 mil passageiros usam o metrô.

O que diz a CBTU-MG

Leia a íntegra da nota:

"Em atendimento a este veículo de imprensa, a CBTU informa que foi notificada da decisão tomada pelos metroviários em Assembleia, da deflagração de greve, a partir da próxima quinta-feira (25/08/22).

O motivo da decisão, segundo o Sindimetro, é o julgamento, em que foi aprovado por unanimidade, o processo de desestatização da CBTU-MG pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (24).

A Companhia informa que está tomando todas as medidas administrativas e judiciais possíveis, incluindo pedido de liminar, a fim de garantir a manutenção do serviço de transporte sobre trilhos à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Acerca dos questionamentos formulados pelo Sindicato, a CBTU frisa, mais uma vez, que não possui respostas sobre o processo de desestatização, haja vista que as diretrizes e ações a respeito ainda estão internalizadas junto a CPPI (Conselho do Programa de Parceria de Investimentos), portanto, conduzidas pelo Ministério da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes, para que haja informações concretas"

O que diz o Setra-BH

Leia a íntegra da nota:

"O SETRABH vai monitorar os efeitos no sistema e se houver necessidade irá aumentar o número de viagens, porém destaca que a linha do METRÔ de Belo Horizonte impacta diretamente no sistema METROPOLITANO DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS que sem o modal ferroviário sofre aumento importante na demanda que vem das cidades vizinhas.

Já o sistema de BH, neste cenário, pode ter inclusive impacto na diminuição de passageiros, pois o modal ferroviário tem capacidade maior e menos paradas quando comparado às linhas de ônibus metropolitanas TEMPORÁRIAS e SUBSTITUTIVAS  que fazem mais paradas."

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!