No Mercado de Peixes, as opções vão muito além do bacalhau, e os 20 boxes oferecem preços especiais; confira os endereços dos outros pontos de venda
O peixe é, sem dúvidas, o principal protagonista da Semana Santa, seja por tradição cristã ou familiar. E, em Santos, o tradicional Mercado de Peixes, na Ponta da Praia, tem opções para todos os gostos e bolsos. Mas, outros pontos existentes na cidade terão venda de pescados nesta sexta-feira (18).
No Mercado de Peixes, as opções vão muito além do bacalhau, e os 20 boxes oferecem preços especiais nos pescados mais procurados e ainda facilitam o pagamento. Com grandes expectativas, José Pereira, de 60 anos, permissionário do box Nova Esperança, disse que as vendas cresceram 40% com a aproximação da Semana Santa. “Apesar das dificuldades para recebermos peixes nesta época, estamos conseguindo atender todos os clientes que buscam variedade. Oferecemos descontos de 5% a 6% para o chorinho de quem não quer sair sem peixe. O nosso campeão de vendas, sem dúvida, é a sardinha”.
Já no box Zelaine Pescados, que geralmente opera com três pessoas, viu o quadro de colaboradores aumentar para 12 com a demanda. Os campeões de vendas são a tilápia e a pescada branca. “A gente dá 5% de desconto para pagamentos no pix e dinheiro e para quem compra em maior quantidade para incentivar as pessoas a comerem mais peixes", contou a proprietária Elaine Cavalcante.
Embora o bacalhau já não seja mais o grande protagonista da Páscoa como antigamente, ainda figura entre os favoritos — e os comerciantes estão atentos às novas preferências dos consumidores. As receitas também ganham novas versões nesta época na casa de Edna Corrêa. Moradora do bairro Jabaquara, ela foi até a Ponta da Praia em busca de produtos frescos, limpos e com boa variedade. “Aqui é maravilhoso, porque, além do fácil acesso e do conforto, consigo elaborar novas receitas dentro do meu orçamento, graças à variedade. Para a Páscoa, pretendo fazer tilápia frita e camarão na moranga. Já vi que o camarão está por R$ 40 o quilo, então vou aproveitar”, contou a auxiliar de serviços gerais.
Para o coordenador do estabelecimento, Paulo Lima, a Semana Santa é um dos períodos de maior movimento no ano, beneficiando não só os permissionários, mas também a economia local. “É uma data muito importante para o Mercado de Peixes, pois atrai um grande número de visitantes e compradores, impulsionando o lucro e a geração de empregos.”
O Mercado de Peixes fica na avenida Mário Covas Júnior, 3.050, na Ponta da Praia. Funciona de terça-feira a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 7h às 15 horas.
Além do Mercado de Peixes, Santos contará com mais de 10 pontos com comércio de pescados na Sexta-Feira Santa (18), das 7h às 13h. São eles: