Monitoramento

MEIO AMBIENTE: Itanhaém realiza monitoramento de áreas contaminadas via satélite

Objetivo é propor medidas para minimizar os impactos causados à saúde humana e ao ecossistema como o solo e os rios

Da Redação
Publicado em 16/07/2020, às 12h54 - Atualizado em 24/08/2020, às 08h17

FacebookTwitterWhatsApp
A proposta é realizar o mapeamento do Município em postos de gasolina por meio de sensoriamento remoto, tecnologia que utiliza imagens feitas por satélites - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
A proposta é realizar o mapeamento do Município em postos de gasolina por meio de sensoriamento remoto, tecnologia que utiliza imagens feitas por satélites - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Monitorar as áreas com risco de contaminação e propor medidas para minimizar os impactos causados à saúde humana e ao ecossistema como o solo e os rios. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, tem como proposta realizar o mapeamento do município em postos de gasolina por meio de sensoriamento remoto, tecnologia que utiliza imagens feitas por satélites para identificar os locais com alto potencial de contaminação próximo aos pontos de preservação permanente.

Participe dos nossos grupos ℹ📲  https://bit.ly/COSTAAGORA  Informe-se, denuncie!

A tecnologia está disponível sem custos aos cofres públicos, uma vez que os cursos e ferramentas para elaboração dos mapas sensoriais são fornecidos gratuitamente pelo Programa Município Verde Azul (PMVA) do Governo Estadual, que tem como objetivo auxiliar as prefeituras paulistas no planejamento e execução de políticas públicas sustentáveis.

Os dados para a pesquisa são extraídos dos sites da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Sistema Ambiental Paulista (DataGeo).

A CETESB é quem faz o controle e a fiscalização das áreas no Município. Diante disso, a prefeitura verifica se existem outros locais com potencial poluidor que podem vir a contaminar o meio ambiente. No momento, a ação é realizada em todos os postos de gasolina da cidade, por possuírem alto potencial de contaminação do solo e de fontes de água. Após a conclusão da atividade, o mapeamento será feito nas marinas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!