MEC divulga datas de processos seletivos do Fies, Prouni e Sisu

Costa Norte
Publicado em 19/01/2017, às 10h26 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h46

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: JCN

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 18, os calendários de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições são feitas online pelo do site do MEC e os estudantes não podem ter zerado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

O primeiro processo seletivo será do Sisu, programa para concorrer a uma vaga em universidades federais, estaduais, e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Nesta edição, referente ao primeiro semestre de 2017, serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições. As inscrições serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro.

O número de vagas subiu 4,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando a oferta foi de 228.071. Cada candidato pode selecionar até duas opções de curso. A inscrição está restrita aos estudantes que tenham participado do Enem de 2016. O processo ocorre duas vezes por ano.

Já as inscrições para o ProUni , acontecem entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A expectativa é atender cerca de 220 mil estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. No ano passado, foram selecionados 203 mil estudantes.

O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação presencial em instituições de ensino superior privadas. É destinado aos estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Desde a sua criação até o segundo semestre de 2016, o programa já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais. Assim como o Sisu, o processo de seleção ocorre duas vezes por ano.

As inscrições para o Fies acontecem entre os dias 6 e 9 de fevereiro, também pelo site do MEC. O programa é destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. Para se candidatar, é preciso estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior não gratuita cadastrada no programa, em curso com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!