“Eu vivo corrida. É uma das coisas mais importantes da minha vida”. A frase é do corredor Roberto Junqueira, que iniciou no esporte aos 62 anos e não parou mais. Hoje, aos 69, coleciona títulos e maratonas pelo mundo. Desta vez, ele levará o nome de Guarujá para a Maratona e Meia Maratona de Montevidéu, no Uruguai. Ele correrá a maratona (prova de 42km) neste domingo, 26.
Junqueira tinha o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e se surpreendeu. “Precisei fazer uma cirurgia na coluna e também necessitava perder peso. Comecei caminhando na praia das Pitangueiras, e quando fui ver, estava esticando o percurso para a Enseada e correndo cada vez mais e em menores tempos. Guarujá me ofereceu o espaço que eu preciso para desenvolver a modalidade, e me deu a oportunidade de expandi-la, afinal, nunca é tarde para fazer algo novo”, conta.
O esportista recebe a bolsa-atleta da prefeitura de Guarujá na categoria internacional há três anos, e o benefício o auxilia a custear os gastos com a prática esportiva. Ele já participou de maratonas em Boston, Lima, Paraguai, Punta Del Leste, Paris e vários outros lugares do mundo.
A competição de Um novo estímulo e alegria é que essa competição no Uruguai será a primeira meia maratona internacional (21 km) de seu filho, Rogério Junqueira. O dentista de 41 anos acompanhará o maratonista. “Tenho muito orgulho do meu pai. Será uma honra correr ao lado dele; é para poucos disputar uma maratona com o próprio pai”, emociona-se.
O esportista revela como organiza seus treinos e cuida de sua saúde. “Faço planilhas para organizar meus treinos. Vou aumentando as distâncias, até chegar ao máximo de 35 quilômetros, o que demora cerca de três horas, faço pausas de semanas antes das competições e recupero peso. Para essa maratona de Montevidéu, estou treinando há quatro meses. Consulto duas vezes ao ano um cardiologista, faço exames de sangue e monitoro minha saúde”.
Uma curiosidade sobre o atleta é que ele carrega tabletes de rapadura nas competições. “O desgaste é grande, e alguns pedacinhos já fornecem energia”. Antes mesmo de Roberto correr, ele praticava hidroginástica na Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureano, na qual foi incentivado a praticar o esporte e sair de vez do sedentarismo.
Ele compete na faixa de 65 a 69 anos, e sua lista de conquistas é extensa: tri- campeão da maratona de Punta Del Leste; campeão em Assunção; terceiro lugar em Santiago; quinto lugar em Lima; e também quinto no Rio de Janeiro.
Comentários