TEMPO

Mar “some” e assusta moradores do litoral de SP

Entenda o fenômeno que causou o grande recuo do mar no litoral paulista

Matheus Alves
Publicado em 18/08/2022, às 15h21 - Atualizado às 15h45

FacebookTwitterWhatsApp
Ciclone extratropical e lua cheia causaram o grande recuo da maré - Reprodução/Internet
Ciclone extratropical e lua cheia causaram o grande recuo da maré - Reprodução/Internet

Moradores do litoral de São Paulo tomaram um susto ao perceberem que o mar tinha recuado ao ponto de parecer que tinha “sumido”. Isso se deve ao chamado Efeito de Ekman, como explica a oceanógrafa Mariana Amaral.

“Esse fenômeno está associado a uma maré metereológica, que também altera o nível do mar, aumentando ou diminuindo as marés. Esse recuo foi observado após a passagem de um ciclone. Com o afastamento do ciclone da costa, houve também o afastamento da maré em direção ao alto mar”, comentou Mariana.

Rodolfo Bonafim, diretor científico da ONG Amigos da Água, explica que logo após o ciclone que passou próximo ao litoral paulista veio um anticiclone, onde uma área de alta pressão fez com que os ventos corressem em paralelo à costa.

Mas o ciclone extratropical não foi o único fator crucial para esse fenômeno. Segundo Mariana Amaral, esse grande recuo é uma soma de fatores: da maré metereológica, pós-ciclone, e da maré astrológica, com a fase lunar. “As fases da lua afetam a amplitude da maré, podendo gerar amplitudes maiores, quando temos lua cheia e nova, e amplitudes menores, quando temos a lua crescente e minguante”, explica a oceanógrafa.

No início de agosto, o litoral e São Paulo foi atingido por fortes ventos causados pelo mesmo ciclone que gerou o grande recuo do mar. A ventania resultou em caos na região, derrubando árvores e paralisando travessias.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!