Limpeza foi realizada ao longo do dia 1º de janeiro; apesar de grande, número é 20% menor do que o registrado no Réveillon do ano passado
O ano começou com faxina em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ao longo do dia 1º de janeiro, mais de 700 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) entraram em ação para garantir a limpeza das praias da cidade. Foram 1.099,370 toneladas de lixo removidas da orla da cidade. Apesar de grande, o número é 20% menor que o registrado no ano passado, quando chegou a 1.367,880 toneladas retiradas da orla.
Os trabalhos começaram duas horas após a festa de Réveillon. Segundo a administração municipal, até o final de fevereiro, a equipe trabalhará com reforço e em esquema especial. Na virada do ano, foi preparada uma operação especial de limpeza. Aproximadamente 700 pessoas começaram a trabalhar às 2h da madrugada do dia 1º, logo após as comemorações do Ano Novo, para retirar da praia tudo o que pudesse machucar os banhistas ou poluir o mar.
A limpeza foi concluída por volta das 10h e removeu 636 toneladas de lixo. Nove horas depois, entre 19h e 23h, do primeiro dia do ano, a equipe repetiu o trabalho e coletou mais 549 toneladas de material. Em todas as etapas, o número atual foi menor que no ano passado.
O diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Rafael Henrique Rodrigues, destacou as ações que o município colocou em prática neste início de ano. “Instalamos mais de 250 caçambas de lixo na faixa de areia e são mais de 1.700 lixeiras no calçadão. Não há justificativa para o descarte de lixo em local inapropriado. Além de representar um risco ao meio ambiente, esse descarte pode ser um risco também para as pessoas que frequentam a praia”.
Além da virada do ano, o reforço na equipe de limpeza para esta temporada de verão inclui a participação de 450 servidores da Sesurb no período noturno. Outros 150 servidores foram contratados de forma temporária para reforçar esta equipe, totalizando 600 pessoas para realizar a limpeza diária da orla. Além das pessoas, maquinários também são utilizados, como tratores, caminhões e outros equipamentos voltados exclusivamente para essa tarefa.