meteorologia

Madrugada teve a maré mais elevada do ano em Santos

Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta registrou máxima de 2,36 metros no estuário

Da Redação
Publicado em 22/03/2019, às 12h15 - Atualizado em 24/08/2020, às 05h13

FacebookTwitterWhatsApp
Raimundo Rosa/PMS
Raimundo Rosa/PMS

A madrugada de quarta, 20, para quinta-feira, 21, registrou a maré mais elevada do ano na cidade de Santos. De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta, os sensores da Praticagem de São Paulo registraram a altura máxima de 2,36 metros no interior do estuário de Santos, o que ocorreu 4h10 da manhã.

Desde agosto de 2018, o município não atingia este nível. Na ocasião, a medição chegou a 2,42 metros. O fenômeno gerou alagamentos, em especial na Zona Noroeste, principalmente por conta da ocorrência das chuvas.

Durante a tarde de quinta, a elevação da maré foi um pouco inferior ao índice registrado na madrugada, mas ainda elevada, atingindo 2,17 metros. A partir de sexta, os modelos numéricos indicam diminuição gradativa do nível da maré e da incidência de chuvas.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado de atenção permanece, devido à previsão de maré acima de 2 metros.  

Ondas

Com relação às ondas, a previsão da Marinha do Brasil é que a agitação marítima se mantenha até sexta, no entanto as ondulações não devem ultrapassar dois metros. Não são esperados impactos nas estruturas urbanas, devido à intensidade e direção preferencial das ondas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!