RESGATE

Lobo-marinho é encontrado em Mongaguá

Animal estava próximo à divisa com Praia Grande

Da redação
Publicado em 07/10/2020, às 08h16 - Atualizado às 08h50

FacebookTwitterWhatsApp
lobo marinho mongagua - Divulgação/Instituto Biopesca
lobo marinho mongagua - Divulgação/Instituto Biopesca

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) foi resgatado por uma equipe do Instituto Biopesca em uma praia de Mongaguá, próximo à divisa com Praia Grande. A entidade executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no trecho entre Peruíbe e Praia Grande, por isso foi acionada por uma banhista que se deparou com o animal, na manhã de terça-feira. 

Participe dos nossos grupos 👉 http://bit.ly/COSTANOTÍC2 📲 Informe-se, denuncie! ℹ

Segundo a equipe, o animal chegou a voltar para o mar, assustado com a presença de banhistas, mas retornou para a areia logo depois. O instituto de monitoramento constatou que o lobo-marinho estava desidratado, magro e com um problema no olho. Por isso, ele foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Gremar, que integra o PMP-BS.

O Biopesca informou que esta espécie ocorre na costa brasileira principalmente de junho a outubro, quando migra de ilhas oceânicas localizadas em mares gelados em busca de alimentação em águas mais quentes. Geralmente, eles param nas praias apenas para descansar da longa viagem e, depois de recuperados, voltam para o mar a fim de continuar seu percurso. Em outras ocasiões, estão machucados e precisam ser levados para cuidados em instituições especializadas.

A entidade orienta que, quando banhistas encontrarem lobos-marinhos na praia, não se aproximem para que eles possam descansar sem serem incomodados. Caso contrário, eles retornam ao mar antes de recuperar as energias, a sua chance de sobrevivência diminui.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, o Biopesca pode ser acionado pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!