Surpresa

Lobo-marinho "descansa" nas areias de Praia Grande

Avaliado como sendo um filhote ou em idade juvenil, animal é o primeiro da espécie a aparecer na região este ano, segundo inspetor da Guarda Costeira de Praia Grande

Da Redação
Publicado em 09/07/2020, às 12h12 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h04

FacebookTwitterWhatsApp
Foto Fred Casagrande
Foto Fred Casagrande

Um lobo-marinho foi encontrado na manhã desta quarta-feira, 9, na praia do Bairro Solemar, em Praia Grande, aparentemente sem ferimentos, pelo Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal (GCM). O local foi resguardado pela equipe até que ele pudesse ser devolvido ao mar, conforme os protocolos de atendimento para esse tipo de animal.

De acordo com o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo, a equipe de fiscalização das praias percorria a faixa de areia, como faz diariamente, quando avistou o animal próximo ao mar. “Este é o primeiro lobo-marinho que aparece aqui na nossa praia este ano. Parece ser um filhote, ou de idade juvenil, e não apresentava ferimentos aparentes ou algo do tipo. Provavelmente, deve estar em sua rota migratória, e esta pode ser sua primeira migração, por isso parou para descansar mesmo". 

Participe dos nossos grupos   https://bit.ly/COSTAAGORA  Informe-se, denuncie!

Delfo explicou ainda que a equipe da Biopesca foi acionada para prestar o atendimento de acordo com protocolos específicos, que incluem o atendimento no local e sua condução ao habitat natural, se possível. Além de prestar o primeiro atendimento, principalmente com a preservação do local evitando que pessoas se aproximem e agitem o lobo-marinho. A Guarda Costeira tem importante papel no fluxo de informações a respeito do aparecimento deste tipo de animal nas praias locais.

Desde 2006, o grupamento de Guarda Costeira de Praia Grande integra a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Sudeste (Remase) e repassa as informações relativas ao encalhe e eventuais mortes de animais nas praias da Cidade. Os dados são repassados ao Instituto Chico Mendes, que coordena os trabalhos da Remase, e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!