PRAIAS DO LITORAL PAULISTA

Litoral de SP tem 69 praias impróprias para banho; confira lista

Todas as praias de São Vicente e Praia Grande têm balneabilidade imprópria; segundo Cetesb, litoral norte bate recorde de praias próprias para banho, com 67 bandeiras verdes

Da redação
Publicado em 05/02/2022, às 16h04 - Atualizado em 06/02/2022, às 16h13

FacebookTwitterWhatsApp
Litoral de SP tem 69 praias impróprias para banho Praias impróprias Litoral de SP - Reprodução Helton Romano
Litoral de SP tem 69 praias impróprias para banho Praias impróprias Litoral de SP - Reprodução Helton Romano

O litoral de São Paulo tem 69 praias impróprias para banho, segundo levantamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgado na última sexta-feira (3). Praia Grande, na Baixada Santista, e Ilhabela, no litoral norte, concentram o maior número de praias com balneabilidade inadequada, 12 e 11, respectivamente. Em Santos, Iguape e Ilha Comprida, todas as praias estão com qualidade boa para o banho.

De acordo com a Companhia, as chuvas que atingiram o estado de São Paulo nos últimos dias são as principais causas que comprometeram a balneabilidade das águas do mar. Ao todo, a Cetesb tem 177 pontos de monitoramento espalhados em todo o litoral paulista.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNlitoralconectado2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Balneabilidade no Litoral Norte

Em Ubatuba, dos 34 pontos monitorados pela Cetesb, incluindo os sete da Ilha Anchieta, nove registraram condições impróprias para o banho: Iperoig; Itaguá (dois pontos); Toninhas; Enseada; Perequê-Mirim; Lázaro; Domingas Dias e Sapé.

Em Caraguatatuba, as praias de Tabatinga (rio Tabatinga); Martim de Sá; Prainhia; Centro; Indaiá e Palmeiras não são recomendadas para o banho.

Já em São Sebastião, as praias a serem evitadas são: São Francisco, Porto Grande e Preta do Norte.

Em Ilhabela dos 19 pontos monitorados pela Cetesb, 11 estão com a qualidade da água imprópria para o banho: Armação; Sino; Viana; Barreiros do Norte; Barreiros do Sul; Saco da Capela; Engenho D’Água; Itaquanduba; Itaquaçu; Perequê e Feiticeira.

Balneabilidade na Baixada Santista

Bertioga tem três pontos: Indaiá; Vista Linda e Enseada, na altura da rua R. Costabili.

O Guarujá, tem seis praias impróprias para o banho: Perequê; – Enseada (Estrada do Pernambuco, Rua Chile e Av. Santa Maria) e Pitangueiras (Av. Puglisi e Rua S. Valadão).

Em Santos, todas as sete praias do munícipio estão com qualidade boa para o banho. Já em São Vicente há seis pontos que apresentam qualidade insatisfatória: Divisa; Itararé-Posto 2; Ilha Porchat; Milionários; Gonzaguinha e Prainha.

Na Praia Grande, todas as 12 praias do munícipio estão inadequadas para banho de mar. Em Mongaguá, dos sete pontos monitorados pela Cetesb, cinco estão impróprios para o banho de mar: Vila São Paulo, Central, Vera Cruz, Santa Eugênia e Itaoca.

No município de Itanhaém, dos 12 pontos de monitoramento da Cetesb, seis têm qualidade da água do mar imprópria para o banho: Suarão (Afpesp), Centro, dos Pescadores, Sonho, Estância Balneária e Balneário Gaivota. Já Peruíbe tem dois: Balneário S. J. Batista e Peruíbe (Av. São João).

Dos 174 pontos monitorados pelo órgão em todos os municípios do litoral paulista, apenas 109 estão próprios para o banho de mar. As amostras foram coletadas entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2022 e divulgada no dia 3 de fevereiro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!