Lions Quest forma 22 professores em Bertioga

Projeto capacita educadores para formar jovens emocionalmente estáveis

Marina Aguiar
Publicado em 26/02/2018, às 10h23 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h31

FacebookTwitterWhatsApp
Mestre em psicologia capacitou 22 professores na sede do Lions Clube Bertioga - JCN
Mestre em psicologia capacitou 22 professores na sede do Lions Clube Bertioga - JCN

O Lions Clube de Bertioga promoveu, entre quarta e quinta-feira (21 e 22) um curso de capacitação de professores no programa Lions Quest. Ministrado pelo professor doutor Mackill Lima Vasconcelos, o programa internacional visa formar crianças com habilidades para a vida e prevenção do uso de drogas, implementado em mais de 50 países no mundo. Em Bertioga, o Lions Quest beneficiará 600 alunos de 5º e 6º anos (10-12 anos).

Participaram do curso, ministrado na sede do Lions Clube Bertioga, 22 professores. A coordenadora do Lions Quest Bertioga Luisa Marinheiro comemora a procura das instituições. "Ficamos muito felizes com a participação dos professores. A diretora da escola estadual Vicente de Carvalho conseguiu colocar a aula na grade e vai capacitar alunos dos 6ºs anos também".

Vasconcellos é o único instrutor do programa habilitado no Brasil. Mestre em psicologia, Vasconcellos é professor em graduação e pós-graduação na Uni Evangélica e na UNIP,  com experiência Internacional, estudos sobre saúde mental, adolescentes, paternidade, escolas, redução de danos, dentre outros. Nos últimos 14 anos, dedica-se a estratégias no trabalho de prevenção às drogas.

Para a coordenadora, o projeto traz a oportunidade de ajudar as crianças a criar habilidades para seu crescimento saudável. "A gente vê bulying e agressividade nas escolas e está cada vez mais comum, os valores estão mudando. Vamos trabalhar para que a criança aprenda a tomar suas decisões. Ela traz o conteúdo dela, da família, começa a ter o conteúdo dos amigos. A terceira caixinha, como chamamos, é o caráter dela em si".

Verba

As aulas terão duração de 45 minutos por semana ao longo do ano, com apoio financeiro do Lions Clube de Bertioga. A presidente da entidade, Adriana Guida, explicou que a verba aplicada no projeto é oriunda da 40ª Festa da Tainha, realizada em julho. "Nós arrecadamos cerca de R$ 500 mil e devolvemos tudo para a cidade. No Lions Quest, nós compramos 982 apostilas para os alunos e investimos mil reais na capacitação de cada professor interessado; cerca de 50 a 55 mil reais no total".

A entidade investe o valor arrecadado em projetos sociais ao longo do ano, como o Banco de Cadeiras de Rodas, Enxoval para Bebês e Teste de Visão nas Escolas. "Nós fazemos o teste, levamos os alunos com alterações ao oftalmologista e custeamos o óculos, caso o aluno precise", explicou Adriana.

Neste ano, o Lions também investiu cerca de R$ 70 mil no Núcleo de Apoio a Crianças Especiais (Nace). "Nós compramos todo o material da sala sensorial e adequamos os equipamentos para hidroterapia: compramos o filtro, elevador, escada adequada e aquecedor". Para que a doação fosse realizada, o Lions pediu, como contrapartida da prefeitura, a contratação de profissionais adequados, como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. O pedido foi atendido e o espaço será inaugurado na próxima semana.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!